Publicitário

A publicidade é uma carreira estimulante e gratificante, mas o mercado tem bastante concorrência.

Uma boa formação educacional e muita criatividade são diferenciais do publicitário.

O objetivo da publicidade é comunicar os benefícios de um produto ou serviço para torná-lo conhecido do público em geral, ou de uma parcela específica do público. A publicidade é uma carreira estimulante e gratificante, mas o mercado tem bastante concorrência. Uma boa formação educacional e muita criatividade são diferenciais nessa área.

Existem três partes envolvidas na publicidade: a indústria de produção ou empresa comercial (o cliente) que deseja anunciar seu produto ou serviço, a agência de publicidade que lança a campanha publicitária em nome de seu cliente, e os meios de comunicação (a imprensa, rádio, televisão, cinema), em que os anúncios aparecem.

Em uma agência de publicidade, os profissionais atendem contas ou clientes específicos. A equipe de atendimento forma o elo entre a agência e o cliente.

Dependendo do tamanho da agência e do tamanho da conta, o publicitário pode ser tornar um executivo de contas. O profissional precisa estar familiarizado com os produtos do cliente, técnicas de venda, mercados, concorrentes e políticas de publicidade.

O publicitário também pode atuar como gerente de mídia, planejador de mídia e comprador de mídia. A principal ocupação profissional envolve a criação dos anúncios. Para isso, os publicitários contam com a ajuda de designers gráficos, editores de texto e redatores.

Para se tornar um publicitário é preciso cursar 4 anos de faculdade de Publicidade e Marketing. Também são recomendadas especializações em áreas como psicologia, marketing, estatística, contabilidade e design criativo.

Veja Também


Policial

Jornalista

Bombeiro

Cursos para ser corretor de seguro

Ufólogo

Arquiteto