Quais as consequências do Racismo?

O racismo, infelizmente, é um comportamento que está ligado à história da humanidade.

O racismo só causa prejuízos para o futuro, o desenvolvimento e o diálogo dentro de uma nação. Entenda!

O racismo, infelizmente, é um comportamento que está ligado à história da humanidade. Esse tipo de pensamento é extremamente ultrapassado e inaceitável para os dias de hoje.

O mundo ainda assiste a casos de racismo, mas hoje esses atos são punidos com rigor pela lei. O racismo traz diversas consequências para a sociedade, como a intolerância, a violência e até a guerra.

Um pesquisa feita no Brasil mostrou que os jovens negros são as principais vítimas de violências. O Brasil tem hoje a maior população negra do mundo fora da África, e não podemos aceitar que o racismo faça parte do nosso dia a dia.

O racismo promove uma perda de diálogo social e muita violência. Para acabar com isso, o governo tem apostado em campanhas, como a Campanha Igualdade Racial é Pra Valer.

Apenas em 2009, foram registradas 19 mil mortes de jovens negros, em contraposição a 9 mil mortes de jovens brancos. Em muitos casos, a sociedade assiste a essa violência em silêncio.

Atualmente, as políticas públicas e a atuação do poder público tentam acabar com as diferenças de oportunidades para brancos e negros. O problema do racismo só traz consequências negativas e atraso para a nação.

O Brasil não pode mais aceitar a violência contra a juventude negra, pois essa realidade gera prejuízos para o futuro e o desenvolvimento do país. Na opinião dos brasileiros, as principais ações para combater o racismo devem ser a melhoria do ensino nas escolas e a mudança das leis. As campanhas de conscientização e as ações afirmativas também devem ser usadas para combater o racismo.

Veja Também

Próximas cidades desenvolvidas do Brasil

Liberdade de imprensa na Argentina

Qual carreira seguir depois da escola?

Gripe H1N1

Origem da Copa do mundo

Ranking do Brasil na educação 2013