Qual impacto de uma usina hidrelétrica?

Atualmente, essa é a principal matriz energética do Brasil.

As usinas hidrelétricas são sistemas que utilizam a correnteza dos rios para gerar energia elétrica. Atualmente, essa é a principal matriz energética do Brasil.

Segundo ambientalistas, a construção de usinas hidrelétricas causa diversos impactos ambientais e sociais nas comunidades onde são instaladas. Normalmente, esse tipo de usina aproveita os desníveis naturais dos cursos dos rios.

Essas usinas têm como base um grande lago, que serve de reservatório da hidrelétrica. Nessa área alagada, a natureza perde seu equilíbrio, levando ao desaparecimento de muitas espécies de peixes e outros animais.

A construção da hidrelétrica também leva a uma mudança no clima local, além de deixar milhares de pessoas desabrigadas. As hidrelétricas ainda prejudicam a produção de alimentos, interferem na migração e reprodução de peixes e mudam todo o funcionamento dos rios.

Outro ponto negativo é que as usinas alteram a paisagem e geram muitos resíduos no momento de sua manutenção. Nas áreas de florestas inundadas também ocorre a decomposição da vegetação, que dá origem ao gás metano, que contribui para o efeito estufa.

Apesar de todos os problemas, as hidrelétricas ainda são consideradas melhores alternativas do que as usinas nucleares e as termoelétricas.

Veja Também

BRICs e a economia mundial

Maiores dúvidas sexuais dos jovens

Aquecimento Global

15 de Outubro – Dia dos Professores

Energia nuclear

Programa Educa Mais Brasil 2018 – vagas inscrições e mais