Quilombo de Vassouras

O quilombo de vassouras foi um importante local de resistência negra.

O quilombo de vassouras estava localizado no Rio de Janeiro e contava com cerca de 300 escravos.

O quilombo de vassouras foi um importante local de resistência negra. O grupo estava concentrado na província do Rio de Janeiro e contava com cerca de 300 escravos que trabalhavam nas lavouras de café.

Você sabe tudo sobre o tráfico negreiro?

O Quilombo de Vassouras ficou conhecido por uma revolta que ocorreu em 1838. A rebelião era contra a exploração dos escravos pelos senhores do café.

Os quilombolas se revoltaram contra a violência dos patrões. Os escravos do quilombo de vassouras eram constantemente açoitados nas lavouras de café do Rio.

A grande rebelião no Quilombo de Vassouras alertou os donos de escravos sobre a tendência das insurreições que surgiam no Brasil naquele período. Foi preciso chamar as tropas da Força Imperial para acabar com a rebelião.

O líder da revolta do Quilombo de Vassouras foi Manoel Congo, que acabou condenado à morte depois do movimento. Os outros escravos que participaram da revolta acabaram condenados a três anos de prisão, permanecendo no gonzo, uma espécie de dobradiça de ferro que envolvia o pescoço. A punição dos revoltosos também contava com 650 chibatadas. Alguns escravos não aguentavam e morriam durante o pagamento da sentença.

O Quilombo de Vassouras foi muito importante para a história do Brasil, sendo símbolo da resistência e da luta contra a escravidão.

Veja Também

O Brasil Holandês

Ciclo do Açucar

Cortina de Ferro

Guerra dos Emboabas

Feminismo no Brasil

Presença Portuguesa na África