Radialista

A radiodifusão é um dos maiores setores da indústria de mídia.

Os cursos de rádio e tv e jornalismo formam os radialistas profissionais.

A radiodifusão é um dos maiores setores da indústria de mídia. Há muitos trabalhos diferentes disponíveis no rádio, mas a concorrência no setor é grande.

Se você pretende iniciar uma carreira nesta área, é preciso cursar uma faculdade de Rádio e TV ou Jornalismo, ou então um curso de locutor profissional.

Muitos cursos de rádio ensinam como produzir o seu próprio programa de rádio. Eles irão treiná-lo em todos os aspectos, desde a edição de áudio, a redação de roteiros e pautas, o contato com o público e o mercado da radiodifusão.

Há oportunidades de emprego em rádios locais, nacionais e rádios públicas e comunitárias. Ter uma boa voz também faz a diferença nessa área. A Internet também gerou oportunidades para a radiodifusão. Com a tecnologia disponível, é possível atuar com rádios onlines.

A formação em jornalismo, radiodifusão ou comunicação é um começo útil para a entrada nessa carreira.

Quando se pensa em radiodifusão, o talento no ar, como locutor de rádio, DJ ou repórter, conta muito. Também é preciso uma visão criativa e conhecimento técnico sobre operações de radiodifusão.

O profissional de rádio deve possuir o registro DRT para poder atuar. A carga horária diária é de, no máximo, 6 horas, mas os salários iniciais da área não são muito atrativos.

Veja Também


Arquiteto

Médico

Policial

Engenheiro Civil

Dentista

Publicitário