Raios Ultravioleta

Conheça um pouco mais sobre os benéficos, porém temidos, raios ultravioleta.

O sol emite radiação ultravioleta para manter a vida e aquecer nosso planeta, mas com os buracos na camada de ozônio ficamos inteiramente exposto a ação maléfica do UV (ultravioleta). Conheça um pouco mais sobre os benéficos, porém temidos, raios:

O que é raio ultravioleta?


A radiação ultravioleta é a radiação emitida pelo sol e se divide em raios UVA e UVB. Os raios UVA, estão presentes em todas as estações do ano, sua intensidade é maior das 10 às 16 horas e eles penetram profundamente na pele, e também podem ser encontrados em máquinas de bronzeamento, maquinas essas que foram proibidas por uma resolução da Anvisa em 2009, porque aumentam o risco de câncer de pele.

Já os raios UVB são mais frequentes no verão e apesar de penetrarem superficialmente eles bronzeiam e também podem provocar o câncer de pele.

Quais os danos que eles podem causar?


Apesar de serem necessários, quando estamos expostos sem proteção ele pode provocar queimaduras, foto-alergias, envelhecimento cutâneo e até o câncer de pele, mas como a maioria dos malefícios são a longo prazo as pessoas custam a perceber o risco que estão correndo.

Quais os benefícios?


A exposição ao sol é necessária pois nosso corpo necessita de vitamina D, para repor os veis de cálcio e fósforo e essa vitamina é adquirida quando tomamos sol, mas essa exposição deve ser feita tomando os cuidados necessários.

Como evitar?


A nossa principal proteção contra os raios UV é a camada de ozônio, mas com os buracos causados pela poluição ficamos mais suscetíveis e propensos. Além disso as máquinas de bronzeamento, apesar de parecerem inofensivas, multiplicam mais de 10 vezes a potência dos raios UVA, então uma boa dica é evitar a utilização desse tipo de aparelho. Mas a principal e mais importante medida de prevenção é evitar se expor no sol sem proteção.

Veja Também

Fissão Nuclear

Força Eletromotriz

Energia Eólica

Energia Cinética

Hidrostática

Energia geotérmica