Ranking do Brasil na educação 2013

Ranking do Brasil na educação 2013

Programa Internacional de Avaliação de Estudantes mostra que alunos brasileiros melhoraram em matemática, mas ainda continuam abaixo da média mundial em leitura e ciências. Saiba mais!

O ranking da educação mundial divulgado em 2013 trouxe uma boa notícia para o Brasil: o país apresentou o maior avanço no desempenho de alunos em matemática entre 2003 e 2012. A informação foi divulgada pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA.

O ranking da educação é divulgado a cada três anos, e avalia estudantes de 15 anos, que estejam próximos de concluir o ciclo básico de ensino. Segundo o ministro da educação, Aloizo Mercadante, os dados representam uma grande vitória para o Brasil.

A avaliação divulgou dados de 60 países. Em matemática, o Brasil ficou atrás de países latino-americanos como Chile, México e Uruguai.

As provas do Pisa foram aplicadas a alunos matriculados na rede pública e na rede privada a partir do 7° ano do ensino fundamental. Em 2012, cerca de 510 mil alunos em 60 países foram avaliados.

No Brasil, 19.877 alunos de 837 escolas fizeram a prova e foram avaliados em matemática, leitura e ciências. A média do desempenho brasileiro nessas três áreas em 2012 foi de 402 pontos, um ponto acima da nota alcançada pelo país em 2009. De acordo com o governo brasileiro, o resultado foi satisfatório.

Apesar de ter melhorado seu desempenho em matemática, o Brasil ainda está abaixo da média mundial quando o assunto é leitura e ciências. Segundo os dados do último Pisa, 49,2% dos estudantes brasileiros sabem apenas o básico em leitura.

Já em ciências, 61% dos estudantes brasileiros estavam no patamar considerado de “baixo desempenho”.

Deixe um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *