Rede 4G no Brasil

Em abril de 2013, o Brasil começou a instalar sua rede 4G.

O Brasil pretende universalizar o acesso à rede 4G até 2019. Saiba mais!

Em abril de 2013, o Brasil começou a instalar sua rede 4G. As principais operadoras de telefonia que atuam no país adaptaram sua infraestrutura para atender à nova demanda.

A rede 4G ficou pronta para ser utilizada na Copa das Confederações, que aconteceu no Brasil e atraiu milhares de turistas ao país. Antes disso, a tecnologia era inexistente.

A frequência utilizada para a internet 4G no Brasil é a de 2,5 GHz. Entretanto, a rede deveria operar na frequência de 700 MHz, que hoje é utilizada no país pela TV analógica.

O governo federal tem metas de universalizar a internet 3G e 4G no Brasil. Os prazos para que isso aconteça são 2017, para 3G; e 2019, para 4G.

Enquanto a expansão da rede não acontece, os brasileiros continuam sem acesso à internet de qualidade. Hoje, ainda existem cerca de 1,5 mil municípios que não contam com a tecnologia 3G no país.

A oferta dessas redes de conexão se faz extremamente necessária no momento em que os modelos de smartphones com internet móvel de quarta geração (4G) aumentam no mercado de aparelhos. O Brasil tem o desafio de ampliar a base de usuários desse tipo de tecnologia.

Atualmente, a rede 4G funciona adequadamente somente nas maiores cidades do Brasil, como nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo o governo, a rede será melhorada até a realização da Copa do Mundo de 2014.

A expectativa é que todas as cidades-sedes e subsedes da Copa estejam cobertas pela rede 4G até 31 de dezembro de 2013. Ainda neste ano, o Brasil deve alcançar os 4 milhões de usuários de 4G.

Veja Também

20 de Julho – Dia do Amigo

Programa Universidade Para Todos: ProUni

Resultado dos protestos pelo Brasil

Brasil supera 200 milhões de pessoas

Politico deveria se formar e ser melhor qualificado!

Democracia no mundo árabe