Rede Globo

A Rede Globo é o maior conglomerado de mídia do Brasil e um dos maiores do mundo.

A Rede Globo é o maior conglomerado de mídia do Brasil.

A Rede Globo é o maior conglomerado de mídia do Brasil e um dos maiores do mundo. A empresa foi criada oficialmente em 26 de abril de 1965, e entrou no ar como o canal 4, da TV Globo do Rio de Janeiro.

A concessão da emissora foi outorgada pelo presidente Juscelino Kubitschek. A partir daí, começa a história de maior sucesso da comunicação brasileira.

Hoje, a Rede Globo cobre 99,84% dos 5.043 municípios brasileiros. São 113 emissoras geradoras e afiliadas espalhadas pelo país.

A Globo foi pioneira em todos os quesitos que tangem a história da televisão no Brasil. Ela foi a primeira emissora de TV a transmitir uma Copa do Mundo e acompanhou o lançamento da nave espacial Apollo IX, em 1968, durante a primeira transmissão via satélite.

Em 1969, a emissora lançou um de seus maiores ícones: o Jornal Nacional.

O Projac - Centro de Produção da Rede Globo, localizado em Jacarepaguá, também foi um marco na história da emissora. O centro de produções é o maior da América Latina e é utilizado para gravações de programas e de telenovelas.

Atualmente, a Rede Globo emprega cerca de 8 mil funcionários, que trabalham direta ou indiretamente na produção de 4.420 horas de conteúdo televisivo por ano.

Em 2012, o faturamento das Organizações Globo cresceu 16%, e chegou à incrível marca de R$ 12,7 bilhões em receitas líquidas. Para se ter uma ideia, o faturamento da Rede Globo é quase 10 vezes maior que o faturamento da Rede Record. Isso fora os ganhos que a emissora tem de canais a cabo, como a claro tv, net entre outras.

A emissora já foi destaque na renomada revista Forbes. Segundo a publicação, a novela "Avenida Brasil" da Rede Globo, registrou o maior faturamento já alcançado por uma produção televisiva em toda a América Latina. O lucro obtido com essa única produção chegou a R$ 2 bilhões de reais.

Veja Também


Petrobras

O que são ações?

Indústria brasileira

O que são opções binárias e por que devo investir?

Crise Econômica no Brasil em 2015

O que é Startup?