Refração da Luz

Para que a refração aconteça é preciso um meio homogêneo em que todos os pontos tenham as mesmas propriedades físicas.

Refração da Luz é um fenômeno ótico que acontece quando a luz passa por um meio homogêneo e transparente, chegando a um segundo meio com as mesmas características.

Ao mudar de um meio para o outro podem ocorrer mudanças na velocidade de propagação e na direção de propagação da luz.

Para que a refração aconteça é preciso um meio homogêneo em que todos os pontos tenham as mesmas propriedades físicas, como densidade, pressão e temperatura.

Nesse tipo de estudo também encontramos os meios isotrópicos, que são aqueles em que a velocidade da luz é a mesma em qualquer direção de propagação. Temos ainda o conceito do Índice de Refração Absoluto (n), que é a propriedade ótica do meio em que a propagação da luz acontece.

Uma característica importante é que, no vácuo, a luz não encontra dificuldade para se propagar. Assim, o índice de refração absoluto do vácuo é sempre 1, mesmo valor dado ao índice quando no ar.

Quando a dificuldade de propagação da luz é maior, o índice de refração da luz é maior que 1. Os meios que apresentam maior índice de refração são chamados mais refringentes.

De maneira geral, podemos classificar a Refração como a passagem da luz de um meio para outro. Devemos lembrar ainda que o índice de refração é inversamente proporcional à velocidade de propagação da luz.

Veja Também

Bomba de Antimatéria

O que é Matéria Escura?

Reflexão Sonora

Cinemática

Ondas Sonoras

O que é a Lei da Atração?