Resultado dos protestos pelo Brasil

Em junho de 2013 milhares de pessoas foram às ruas de várias capitais e cidades brasileiras para protestar.

As manifestaões de junho de 2013 deixaram um legado importante para o país. Saiba mais!

Em junho de 2013 milhares de pessoas foram às ruas de várias capitais e cidades brasileiras para protestar. O movimento, que começou como protesto contra o aumento das passagens do transporte coletivo, ganhou outras dimensões e acabou levantando bandeiras importantes, como a precariedade dos serviços públicos no Brasil, o direito dos homossexuais, a corrupção na política, entre outros temas.

Mas depois dos protestos que reuniram milhões de pessoas será que alguma coisa mudou no Brasil? Será que os protestos alcançaram algum resultado concreto?



Certamente os protestos causaram um impacto importante. As manifestações mostraram ao governo a indignação dos cidadãos brasileiros e isso resultou em ações imediatas.

O primeiro resultado efetivo foi a redução no valor das passagens de ônibus em diversas cidades do Brasil, inclusive em São Paulo. Outra vitória importante conquistada pela população foi a queda da PEC 37, que limitava o poder de investigação do Ministério Público. Essa proposta de emenda à constituição foi rejeitada por 430 votos contrários e 9 a fator.

Outro resultado direto das manifestações foi o anúncio da presidente Dilma que, em rede nacional, lançou um pacote com metas para atender as reivindicações dos manifestantes. A proposta da presidente falava da reforma política, do combate à corrupção e de melhorias para a saúde, o transporte e a educação.

Outra medida importante, e que já foi aprovada pelos políticos, diz respeito à destinação de75% dos royalties de petróleo para a educação e 25% para a saúde. Como vemos, a união realmente faz a força, e o povo brasileiro deu uma prova disso!

Veja Também

Quando deve ser feito o alistamento militar?

Como funciona a nota de corte do SISU?

O mundo pede Paz!

Coisas para você não fazer no começo da faculdade

Gripe H1N1

Atentados na Líbia