Risco de terrorismo no Brasil

Apesar do Brasil não ser um alvo direto do Estado Islâmico, existe uma tensão enorme circulando entre nós.

Apesar de sermos sede das Olimpíadas esse ano e a data estar chegando, não existem muitos motivos para os brasileiros comemorarem. Antigamente agradecíamos por nosso país não correr o risco de ataque terrorista e em meio à crise e diversos problemas na nossa política, fomos surpreendidos com uma ameaça terrorista.

Maxime Hauchard, um dos cabeças do Estado Islâmico publicou em seu Twitter a ameaça ao Brasil, e ela foi confirmada pela Agência Brasileira de Inteligência.

Apesar do Brasil não ser um alvo direto do Estado Islâmico, existe uma tensão enorme circulando entre nós. Como a aglomeração de pessoas e líderes de países, será maior nas Olimpíadas, caso haja realmente um ataque esse deve ser o evento escolhido.

Estado Islâmico (EI), é um grupo terrorista, que assusta o mundo com seu extremismo e violência. Criado em 2013, sendo uma vertente da organização terrorista al-Qaeda no Iraque, eles se concentram no Iraque e na Síria.

Por existe esse risco?


- O risco existe porque o Estado Islâmico tem ganhado diversos seguidores ao redor do mundo, e esses seguidores são treinados basicamente a distância, pela internet. Conforme confirmado pelo líder do EI, o Brasil também possui diversos integrantes.

- Como são pessoa muito isoladas (lobos solitários), elas passam desapercebidas pela multidão, e a chance para a polícia identificar um ataque antes de ocorrer é praticamente nula.

- Apesar do Brasil não ter nenhum conflito político e religioso com outros países, e da chance ser pequena, ainda existe o risco de atentado.

- Outro fator importante e preocupante é a falta de preparo da nossa polícia, ela que já não é muito treinada para grandes eventos, é extremamente principiante em ataques terroristas.

- A Olimpíada, além de aglomerar pessoas, também é um chamariz para estrangeiros, que poderão circular livremente pelo país. O Estado Islâmico conta com mais de 3 mil milicianos, a maioria estrangeiro.

Veja Também


Reeleição de Dilma Rousseff

Infraestrutura do Brasil para Olimpíadas

Cura funcional da aids

Rede 4G no Brasil

Como é escolhido um Papa?

Próximas cidades desenvolvidas do Brasil