Saiba o que é Bioética

O tema Bioética foi usado em 1927, a teoria foi desenvolvida por um cientista alemão.

Bioética é a investigação das condições necessárias para uma administração responsável da vida humana. Diversos assuntos relacionados à ética na manipulação da vida são abordados na bioética. Os temas são polêmicos, como o aborto, a fertilização em laboratório, a clonagem de seres humanos, a eutanásia e os estudos desenvolvidos com células-tronco embrionárias.

O termo bioética foi usado pela primeira vez em 1927. A teoria foi desenvolvida por um cientista alemão. Em 1970 o assunto foi aprofundado e saiu de um segmento tecnológico para um caminho mais humanizado do avanço tecnológico e suas necessidades. Qual o limite de interferência na vida promovido pela ciência do homem?

Alguns estudiosos acreditam que médicos abusam durante algumas práticas em nome da ciência. Elas seriam extremamente invasivas e ferem a dignidade e o direito da vida. Para eles, o progresso tecnológico científico tem que acompanhar a ética social. Seus efeitos na sociedade também devem ser avaliados.

Em 2005 a UNESCO realizou uma conferência geral que determinou uma Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos. Nela estão os princípios fundamentais da bioética e das práticas científicas.

O documento foi elaborado para auxiliar os países na formação de legislação específica sobre os assuntos polêmicos. Porém, alguns estudiosos acreditam que países com tecnologia avançado abusam de forma clandestina nas experiências com seres humanos.

Veja Também

Sistema Linfático

O que é vida ou não vida?

Sistema articular

Câncer de próstata

Armas Biológicas

Animais Vertebrados