Salvador Dali

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, foi um importante pintor espanhol.

Salvador Dalí marcou a arte surrealista com suas imagens abstratas. Conheça a vida do artista!

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, foi um importante pintor espanhol. Esse grande artista nasceu na cidade de Figueres, na Catalunha, região da Espanha. A data de nascimento do pintor é 11 de maio de 1904.

Salvador Dalí marcou a arte surrealista com seus traços abstratos e imagens surreais e abstratas. A obra de Dalí é considerada pictórica.

Dalí era um artista completo, que se destacava em várias áreas, como a pintura e a escultura. Uma vertente pouco conhecida do trabalho de Dalí é o cinema, onde ele trabalhou com o genial Alfred Hitchcock.

Dalí demonstrou talento para as artes plásticas na infância. Ele estudou educação artística na Escola de Desenho Municipal de Figueres.

Em 1916, Dalí começou a desenvolver a pintura impressionista. Nesse período, a obra mais marcante de Salvador Dalí foi “Moça à janela”.

Em 1921, Dalí começou a estudar na Escola de Belas Artes de São Fernando, em Madri. O artista ficou pouco tempo nessa escola, pois acabou expulso da instituição em 1926. Dalí apresentava uma certa arrogância e afirmava que ninguém na Escola de Belas Artes era capacitado para avaliar o seu trabalho.

Em 1928, Dalí foi viver em Paris, onde iniciou seus trabalhos no movimento surrealista. Nessa fase de sua vida, Dalí conheceu a imigrante russa Gala, que mais tarde se tornaria sua esposa.

No movimento surrealista, Salvador Dalí pintou a obra “Persistência da Memória”, conhecida como relógios derretidos. Dalí continuou pintando até 1983.

O artista morreu de pneumonia e falha cardíaca na cidade de Figueres. Ele está sepultado no átrio principal de seu teatro-museu.

Veja Também

Getúlio Vargas

Cartola

Braguinha

John Davison Rockefeller

Dilma Rousseff

Tarsila do Amaral