Sangue

O sangue é um componente importante do sistema circulatório.

O sangue é uma composição de água, plasma e elementos celulares. Ele corre pelo sistema circulatório humano, distribuindo oxigênio, nutrindo as células e eliminando substâncias tóxicas do corpo.

O sangue é um componente importante do sistema circulatório. Ele é colocado em circulação pelo coração e se movimenta dentro dos vasos sanguíneos.

As duas partes fundamentais do sangue são: o plasma e os elementos celulares.

Plasma – apresenta 90% de água e constitui cerca de 55% do volume do sangue. Ele também é composto por sais minerais, proteínas, gorduras, fatores de coagulação, hormônios e outras substâncias.

Elementos Celulares - são os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e as plaquetas.

O sangue é extremamente importante, pois transporta nutrientes, gases respiratórios, hormônios e resíduos do metabolismo.

Os glóbulos vermelhos do sangue, ou eritrócitos/hemácias, podem ser encontrados na proporção de 5 milhões por milímetro cúbito de sangue. Eles são produzidos na medula óssea e atuam no transporte e distribuição do oxigênio pelo corpo.

Os glóbulos brancos, ou Leucócitos, são responsáveis pela proteção do corpo e atuam na destruição de agentes invasores.

E para concluir, as plaquetas, ou trombócitos, são formadas por fragmentos de células da medula óssea e do baço. Elas atuam na coagulação sanguínea.

Veja Também

Suor

Parasitismo

O que é Neoplasia Benigna e Maligna?

Elo Perdido

Animais Mamíferos

Clorofila