Click EstudanteSociologiaSindicato do Brasil

Sindicato do Brasil

Autor: Click Estudante

Lido: 1582 vezes

Sindicato do Brasil

A expansão industrial brasileira do início do século XX deu força para a criação de vários sindicatos.

As organizações sindicais surgiram no Brasil no final do século XIX, motivadas por algumas transformações econômicas e sociais, como o fim da escravidão e a expansão do trabalho assalariado.

A primeira greve no Brasil aconteceu em 1858 e mobilizou os tipógrafos do Rio de Janeiro contra injustiças patronais e por melhores salários.

Com o advento da indústria, o Brasil passou a ganhar sindicatos divididos por ramos de atividade. No início do século 20, os trabalhadores brasileiros viviam uma realidade de jornadas de trabalho que duravam de 14 a 16 horas diárias. Essa exploração da força de trabalho resultou na criação de sindicatos.

Em abril de 1906, aconteceu no Rio de Janeiro, o 1º Congresso Operário Brasileiro, que contou com a presença de vários sindicatos. A partir desse evento nasceu a Confederação Operária Brasileira (COB), a primeira entidade operária nacional.

A partir da década de 30, o Brasil passou a ter uma estrutura sindical corporativista, dependente e atrelada ao Estado. Nesse momento, criou-se no país o Ministério do Trabalho, a Justiça do Trabalho e a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

A criação dos sindicatos oficiais, do imposto sindical e da política populista aconteceram durante o governo de Getúlio Vargas. Os sindicatos foram responsáveis por conquistas importantes no Brasil, como a Lei de Férias, o descanso semanal remunerado, a jornada de oito horas, e a regulamentação do trabalho da mulher e do menor.

Na década de 70, os trabalhadores do ABC paulista, nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema, ganharam popularidade por causa de conflitos violentos com a polícia e por instituírem uma luta forte pelos direitos dos operários. Essa foi a mais expressiva liderança sindical brasileira, comandada por Luiz Inácio Lula da Silva.

Foi o movimento sindical do ABC Paulista que criou as condições para que, em 1980, sindicalistas, intelectuais e representantes do movimento popular se unissem para fundar o Partido dos Trabalhadores, PT.

Segundo o Ministério do Trabalho, a atual situação do sistema sindical brasileiro conta com a existência de 23.726 entidades sindicais com registro no MTE, sendo 23.077 sindicatos, 620 federações e 29 confederações. Ainda existem outros 8 mil sindicatos em processo em tramitação.

Comentários

Sugestões de Artigos

Sindicato do Brasil
Sindicato do Brasil

As organizações sindicais surgiram no Brasil no fi...

Principais placas tectônicas
Principais placas tectônicas

As Placas Tectônicas, também chamadas de Placas Li...

Procuração
Procuração

O outorgante deve comparecer ao Cartório, com RG e...

Física Térmica
Física Térmica

Nesses estudos, a energia, sua transferência e as ...

Ingleses na América
Ingleses na América

A presença dos ingleses na América começou durante...

Origem e Formação dos Continentes
Origem e Formação dos Continentes

Esses processo de afastamento provavelmente foi ca...

Descrição
Descrição

Como o nome diz, descrição é uma explicação detalh...

Análise da obra Dom Casmurro
Análise da obra Dom Casmurro

A obra completa de Machado de Assis está entre os ...

Unicamp
Unicamp

A Unicamp – Universidade de Campinas, é uma instit...

Anomalias genéticas humanas
Anomalias genéticas humanas

Anomalias genéticas são doenças causadas em genes ...

O que são os Átomos?
O que são os Átomos?

Os gregos descobriram que a matéria é formada por ...

Ambiguidade
Ambiguidade

Ambiguidade sugere mais de um sentido para uma mes...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |