Sistema digestivo

O sistema digestivo é composto pela boca, a garganta, o esôfago, o estômago, o intestino delgado, o intestino grosso, o reto e o ânus.

O Sistema Digestivo compreende a região que se estende da boca até o ânus. Esse sistema atua na recepção, processamento, digestão e degradação dos alimentos consumidos pelo homem, além de promover a absorção de nutrientes para o interior da corrente sanguínea.

O sistema digestivo é composto pela boca, a garganta, o esôfago, o estômago, o intestino delgado, o intestino grosso, o reto e o ânus. Órgãos localizados fora do trato digestivo, como o pâncreas, o fígado e a vesícula biliar, também atuam contribuindo no processo de digestão.

Por intermédio desse sistema, o homem é capaz de se alimentar e de se nutrir. O sistema digestivo é importante por permitir a ingestão, a nutrição e a eliminação de partículas de alimentos não utilizadas pelo corpo.

Conheça os principais elementos do Sistema Digestivo:

Boca – meio pelo qual o homem ingere e mastiga o alimento. Nessa fase, o alimento tem o primeiro contato com as enzimas digestivas presentes na saliva. língua auxilia na diminuição e diluição do alimento.

Faringe – Esôfago – depois da mastigação, o bolo alimentar segue pela faringe e chega até o esôfago.

Estômago – é o local onde o suco gástrico fragmenta e desnatura as proteínas do bolo alimentar.

Intestino delgado – local onde ocorre a maior parte da digestão e da absorção do alimento. A digestão se encerra na segunda e na terceira porção do intestino delgado, graças à ação do suco intestinal.

Pâncreas – produz enzimas digestivas que digerem proteínas, carboidratos e gorduras.

Fígado – responsável por metabolizar nutrientes para que possam ser utilizados pelo organismo. Também produz parte do colesterol existente no organismo.

Intestino grosso - absorve água e sais minerais e direciona o alimento não digerido para o reto.

Reto - começa no final do intestino grosso e termina no ânus. Auxilia na evacuação.

Ânus - abertura localizada na extremidade distal do trato digestivo. É responsável por eliminar as fezes.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Cérebro

Digestão

Fagocitose

O que é o Zica Vírus?

Aparelho urogenital

Polinização