Sistema Endócrino

O Sistema Endócrino é composto por glândulas e órgãos que atuam em processos fisiológicos.

O Sistema Endócrino é composto por glândulas e órgãos que atuam em processos fisiológicos regulando e controlando várias funções, como o desenvolvimento de tecidos, o equilíbrio hídrico, a reprodução e o metabolismo de carboidratos.

O sistema é formado por glândulas endócrinas, responsáveis por secretar hormônios para a corrente sanguínea do corpo.

As principais glândulas endócrinas são: a pineal, a hipófise, a tireóide, as paratireóides, as suprarrenais, o pâncreas, os ovários femininos e os testículos masculinos.

Vamos conhecer um pouco sobre cada glândula do Sistema Endócrino:

Pineal - pequena glândula situada no centro do cérebro e que atua no controle dos ciclos diários de sono e vigília. Responsável pela secreção do hormônio melatonina.

Hipófise - pequena glândula situada sob o encéfalo e conectada ao hipotálamo. Atua no controle do metabolismo. Secreta ocitocina, o hormônio antidiurético (ADH), a somatotrofina (GH), o hormônio folículo estimulante (FSH), o hormônio luteinizante (LH), a prolactina e o hormônio tireotrófico (TSH).

Tireóide - glândula situada na região frontal do pescoço. Secreta a tiroxina (T4), a triidoxina (T3) e a calcitonina. Atua para regular o metabolismo celular e a concentração de cálcio. A baixa concentração de hormônios tireoidianos causa uma doença chamada Hipotiroidismo; e a alta concentração causa o hipertiroidismo.

Paratireóides – conectadas à parte posterior da tireóide, essas quatro glândulas endócrinas secretam o paratormônio (PTH), que controla a regulação da concentração de cálcio no organismo.

Suprarrenais - localizadas sobre os rins. Secreta o cortisol e a aldesterona. Atua para regular a permeabilidade dos capilares sanguíneos e aumenta a absorção de sais.

Medula adrenal - secreta adrenalina e a noradrenalina. Atua para preparar o organismo para situações de perigo ou estresse e controla a pressão sanguínea do corpo.

Pâncreas - glândula mista localizada na região abdominal. Secreta a insulina e o glucagon, que atuam no controle da concentração de glicose no sangue.

Ovários - secretam os hormônios sexuais femininos: estrógeno e a progesterona. Atua no ciclo menstrual, na formação do endométrio e na manutenção da gravidez.

Testículos - secretam o hormônio sexual masculino: a testosterona.

De uma maneira geral, todas as glândulas do Sistema Endócrino exercem uma função de mensageiros químicos, transportando hormônios pelo corpo.

Veja Também

Tecidos Vegetais

Transgênicos

Alguns animais que moram na floresta

Transplante de Órgãos

Qual a duração das plantas?

Saiba o que é Fotossíntese