Sistema Linfático

Esse sistema atua na produção e no transporte do fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório.

O Sistema Linfático é formado por órgãos linfóides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos. Esse sistema atua na produção e no transporte do fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório. Assim, o sistema é composto por uma rede de vasos linfáticos semelhantes às veias.

O sistema linfático filtra o líquido tissular e o devolve para a corrente sanguínea. Além disso, atua no sistema imunológico, protegendo o organismo contra bactérias e vírus invasores.

Esse sistema é basicamente formado pela linfa, os vasos linfáticos e os órgãos linfáticos, como as amídalas (tonsilas), as adenóides, o baço, os linfonodos (nódulos linfáticos) e o timo (tecido conjuntivo reticular linfóide).

Vamos conhecer os elementos que constituem o Sistema Linfático:

Amídalas – localizadas na região da garganta. Produzem linfócitos.

Timo - órgão linfático que se desenvolve na criança. Formado por dois lobos laterais mantidos em contato por meio de um tecido conjuntivo. Está localizado parcialmente no tórax e no pescoço.

Linfonodos - órgãos linfáticos numerosos no organismo. Atua para filtrar a linfa e eliminar corpos estranhos, como vírus e bactérias.

Baço - órgão linfático que possui grande quantidade de macrófagos. Atua na limpeza do sangue, como um filtro. Também reage a agentes infecciosos.

Vasos Linfáticos – atuam na drenagem do excesso de líquido que sai do sangue.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Saiba o que é Fotossíntese

Sistema digestivo

Animais Invertebrados

Clonagem de Humanos

Sistema Sensorial

Membrana Plasmática