Sistema muscular

Trata-se de tecidos formados de fibras e células, que tem papel importante na sustentação, locomoção e pressão sanguínea.

O Sistema Muscular é composto por todos os 600 músculos do corpo humano. Os músculos são estruturas capazes de se contrair e relaxar, permitindo os movimentos. Trata-se de tecidos formados de fibras e células, que tem papel importante na sustentação, locomoção e pressão sanguínea.

Graças ao sistema muscular, o ser humano é capaz de andar, correr, saltar, nadar, entre outras atividades. Esse sistema trabalha conjuntamente com os ossos e as articulações.

O corpo humano apresenta uma grande diversidade de músculos. Entre eles: o Músculo não estriado, o Músculo estriado esquelético, o Músculo Liso e o Músculo estriado cardíaco.

Os músculos não estriados apresentam contração lenta e involuntária, como os responsáveis pelos arrepios dos pelos da pele e os movimentos do esôfago, do estômago, do intestino, das veias e das artérias.

Os músculos estriados esqueléticos são aqueles que estão fixados aos ossos. Possuem contração voluntária, como os músculos das pernas, dos pés e dos braços.

Liso ou visceral: composto por células fusiformes com apenas um núcleo. Tem contração involuntária e está localizado na parede de vasos sanguíneos, bexiga, intestino e útero.

E o músculo estriado cardíaco é o miocárdio - músculo do coração que apresenta contração involuntária.

Veja Também

Animais Invertebrados

Ecossistemas Brasileiros

Embriologia

Filogenia

Alelos Múltiplos

Animais em extinção