Sonar

A palavra sonar é uma sigla para Sound Navigation and Ranging – que significa Navegação e Determinação da Distância pelo Som.

O primeiro sonar da história foi criado em 1490 por Leonardo da Vinci. Saiba mais!

O sonar é um instrumento de navegação. A palavra sonar é uma sigla para Sound Navigation and Ranging – que significa Navegação e Determinação da Distância pelo Som.

O sonar serviu como localizador de submarinos durante a guerra. Hoje em dia, no entanto, o aparelho é utilizado para pesca, estudos dos oceanos e estudos atmosféricos.

O sonar utiliza frequências acústicas que variam entre ondas infra sônicas e ultra sônicas. Existem dois tipos de tecnologia de sonar. Um é o Sonar Passivo, que capta sons feitos por navios; e o outro é o Sonar Ativo, que emite pulsos e capta ecos.

O sonar é uma espécie de radar de pulsos sonoros. O primeiro sonar da história foi feito por Leonardo da Vinci, em 1490.

O sonar foi utilizado para localizar objetos sob a água depois do naufrágio do Titanic, em 1912. O aparelho foi patenteado pelo meteorologista inglês Lewis Fry Richardson.

O sonar opera por meio das variações na velocidade do som no plano vertical. A velocidade é determinada pelo módulo do volume da água e a densidade de massa.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Bomba de Antimatéria

Hidrodinâmica

Física Térmica

Explicação – Choque quando tocamos em outra pessoa

Campo Gravitacional

O que é sismologia?