Supercondutores

Supercondutores

Antes de falarmos sobre os supercondutores, vamos entender primeiramente o conceito de condutividade, que é a propriedade que determinados materiais têm de transportar cargas elétricas ao longo de sua rede de átomos. A condutividade pode variar conforme a temperatura.

Alguns materiais possuem uma super habilidade de conduzir cargas elétricas, por isso eles são considerados supercondutores.

A supercondutividade é uma propriedade física que se apresenta quando alguns materiais são resfriados a temperaturas extremamente baixas. Nessas condições, eles conduzem corrente elétrica sem resistências, e o mais importante, sem perdas de energia.

O fenômeno é observado em diversos metais e materiais cerâmicos resfriados a temperaturas que variam do zero absoluto à temperatura do nitrogênio líquido, -196°C.

O físico holandês Heike Kamerlimgh-Onnes descobriu essa característica dos supercondutores em 1911, ao realizar um experimento com mercúrio.

Em 1972, os físicos americanos Jonh Bardeen, Leon Cooper e Robert Schrieffer explicaram o fenômeno da supercondutividade. Segundo os pesquisadores, esse fenômeno não está ligado somente à diminuição da agitação térmica dos átomos e moléculas de um material, quando esse está sob baixas temperaturas. Os físicos faturaram o prêmio Nobel de 1972 pela descoberta.

Depois disso, os físicos Karl Alexander Muller e Johannes G. Bednorz, conseguiram a supercondutividade a uma temperatura de – 238 °C. Eles também ganharam o prêmio Nobel pelos estudos, em 1986.

A supercondutividade é aplicada na transmissão de energia elétrica, na construção de magnetos supercondutores que geram campos magnéticos, nos aparelhos eletrônicos que funcionam à base de eletricidade, nos fios supercondutores utilizados em computadores, entre outras utilidades.

Materiais como Zinco, Alumínio, Estanho e Mercúrio podem ser considerados supercondutores, já que, em condições adequadas, eles possuem elétrons que se deslocam em pares e se movem rapidamente entre os átomos, com uma menor perda de energia.

Pesquisas atuais tentam encontrar materiais que possam se tornar supercondutores em temperatura ambiente, o que poderia significar um grande avanço para a eletrônica e as redes de geração de energia elétrica.

Deixe um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *