Click EstudanteFísicaSupercondutores

Supercondutores

Autor: Click Estudante

Lido: 2369 vezes

Supercondutores

Antes de falarmos sobre os supercondutores, vamos entender primeiramente o conceito de condutividade, que é a propriedade que determinados materiais têm de transportar cargas elétricas ao longo de sua rede de átomos. A condutividade pode variar conforme a temperatura.

Alguns materiais possuem uma super habilidade de conduzir cargas elétricas, por isso eles são considerados supercondutores.

A supercondutividade é uma propriedade física que se apresenta quando alguns materiais são resfriados a temperaturas extremamente baixas. Nessas condições, eles conduzem corrente elétrica sem resistências, e o mais importante, sem perdas de energia.

O fenômeno é observado em diversos metais e materiais cerâmicos resfriados a temperaturas que variam do zero absoluto à temperatura do nitrogênio líquido, -196°C.

O físico holandês Heike Kamerlimgh-Onnes descobriu essa característica dos supercondutores em 1911, ao realizar um experimento com mercúrio.

Em 1972, os físicos americanos Jonh Bardeen, Leon Cooper e Robert Schrieffer explicaram o fenômeno da supercondutividade. Segundo os pesquisadores, esse fenômeno não está ligado somente à diminuição da agitação térmica dos átomos e moléculas de um material, quando esse está sob baixas temperaturas. Os físicos faturaram o prêmio Nobel de 1972 pela descoberta.

Depois disso, os físicos Karl Alexander Muller e Johannes G. Bednorz, conseguiram a supercondutividade a uma temperatura de – 238 °C. Eles também ganharam o prêmio Nobel pelos estudos, em 1986.

A supercondutividade é aplicada na transmissão de energia elétrica, na construção de magnetos supercondutores que geram campos magnéticos, nos aparelhos eletrônicos que funcionam à base de eletricidade, nos fios supercondutores utilizados em computadores, entre outras utilidades.

Materiais como Zinco, Alumínio, Estanho e Mercúrio podem ser considerados supercondutores, já que, em condições adequadas, eles possuem elétrons que se deslocam em pares e se movem rapidamente entre os átomos, com uma menor perda de energia.

Pesquisas atuais tentam encontrar materiais que possam se tornar supercondutores em temperatura ambiente, o que poderia significar um grande avanço para a eletrônica e as redes de geração de energia elétrica.

Comentários

Sugestões de Artigos

Supercondutores
Supercondutores

A propriedade que determinados materiais têm de tr...

O fim da primeira guerra mundial
O fim da primeira guerra mundial

O fim da primeira guerra mundial tem relação com o...

Riquezas do subsolo brasileiro
Riquezas do subsolo brasileiro

O subsolo brasileiro guarda uma grande diversidade...

Descoberta do Nêutron
Descoberta do Nêutron

Ernerst Rutherford foi quem sugeriu que o átomo te...

Faça seu teste de QI
Faça seu teste de QI

Os testes de QI surgiram na China, ainda no século...

Etiqueta social
Etiqueta social

As regras de etiqueta social pregam que o seu espa...

Como foi o governo Lula?
Como foi o governo Lula?

Os dois mandatos como presidente de Luiz Inácio Lu...

Arcadismo no Brasil
Arcadismo no Brasil

O arcadismo foi um movimento usado para suprimir a...

Anomalias genéticas humanas
Anomalias genéticas humanas

Anomalias genéticas são doenças causadas em genes ...

Como funciona o teste de QI?
Como funciona o teste de QI?

Depois de muitas pesquisas sobre o que é e como po...

O Brasil antes do descobrimento
O Brasil antes do descobrimento

Existiam diversas tribos no que chamamos hoje de t...

Bullying
Bullying

O Bullying não são caracterizados apenas por agreç...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |