Sustentabilidade

A sustentabilidade pode ser utilizada em diversas áreas e pretende cuidar do que temos hoje para não alterar o desenvolvimento das gerações futuras.

Vivemos em tempos de recuperação de recursos naturais, devido aos grandes desastres ecológicos, que surgiram depois de atitudes impensadas do ser humano, com isso ouvimos muito sobre a tal da sustentabilidade, mas afinal o que é isso?

Sustentabilidade é o uso de recursos para facilitar e reaproveitar, sem atrapalhar o desenvolvimento humano e da natureza. Esses recursos podem nos ajudar economicamente e facilitar nossas vidas sem influenciar em nosso meio ambiente. A sustentabilidade pode ser utilizada em diversas áreas e pretende cuidar do que temos hoje para não alterar o desenvolvimento das gerações futuras.

É considerado sustentável o que é ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Logo cada país e cultura adequa a sustentabilidade do seu próprio jeito.

Vivemos em um país que os recursos naturais são enormes, mas não são infinitos, então temos que fazer o possível para conserva-los, só assim nossos netos poderão desfrutar da riqueza da fauna e flora brasileira e sua biodiversidade.

Muitas vezes estamos ajudando e vivendo o desenvolvimento sustentável, mas nem percebemos, normalmente o utilizamos pelo baixo custo. Atitudes simples feitas pelas comunidades são consideradas grandes exemplos de desenvolvimento sustável, nelas podemos ver a reciclagem, reutilização de água, plantio de novas árvores, uso de energia solar, descarte inteligente (feitos em locais adequados para cada tipo de lixo), preservação, pesca e caça controlada e utilização de recursos não poluentes.

Pesquisadores e cientistas estão trabalhando duro e desenvolvendo novas formas para o consumo consciente, carros movidos a eletricidade, painéis solares e até coletores menstruais foram criados a poucos anos para facilitar sem danificar.

A importância do aprendizado sobre sustentabilidade nas escolas é muito importante, somente educando nossos pequenos que poderemos salvar o nosso futuro. Além disso empresas, condomínios, escolas e comunidades podem aderir e influenciar pessoas a começarem a utilizar os recursos sustentáveis, assim será fácil ajudar a natureza e economizar.

Veja Também


Terremotos

Terras Indígenas Brasileiras

A Importância da Bacia Amazônica

Idade do planeta Terra

Planeta júpiter

Placas tectônicas