Teoria de Malthusianismo

Você já ouviu falar na Teoria de Malthusianismo?

Você já ouviu falar na Teoria de Malthusianismo? O que é essa teoria, o que essa teoria tem haver com o crescimento populacional, vamos explicar tudo.

O Malthusianismo é uma teoria demográfica, inventada pelo economista Thomas Robert Malthus no final do século XVIII, em suas hipóteses, dizia que a população cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimento, aritmética, ou seja a produção de alimentos cresce menos que o crescimento da população.

Para explicar isso, o economista, criou um cálculo matemático, conhecido como Lei de Malthus, seu objetivo era calcular o crescimento da população e da produção de alimentos ao longo de 20 anos. Sua teoria e cálculo, recebeu duas críticas por economistas, sociólogos e geógrafos, mas hoje se sabe que ele estava certo.

A preocupação de Malthus era o crescimento acelerado, sua definição era praga biológica, ele alertava sobre a importância do controle de natalidade, sua conclusão era que a população aumentava de acordo com que a qualidade de vida das pessoas melhorassem, para ele a solução era: retardar o casamento, castidade depois do casamento, ter apenas o número de filhos que pudesse sustentar. Essas regras não serviriam para os dias de hoje, mas essa preocupação de controle de população é muito importante.

Veja a seguir o crescimento de 1860 a 2011:


1850 a 1925 - 2 bilhões de pessoas
1925 a 1962 - 3 bilhões de pessoas
1975 a 1985 - 4 bilhões de pessoas
1985 a 1994 - 5 bilhões de pessoas
1994 a 2011 - 6 bilhões de pessoas

Nas próximas décadas ou séculos a população comece a diminuir, mas os recursos também, por isso a teoria populacional Malthusiana é tão atual e preocupante nos dias de hoje.

Veja Também


Era Cenozóica

Estados dos Estados Unidos

Agrotóxicos

Era Mesozóica

Tratamento da água

Buraco Negro