Tipos de gramática

Existem 4 tipos de gramática distintos, e conhecê-los poderá ser bastante útil para a correta escrita.

Existem 4 tipos de gramática distintos, e conhecê-los poderá ser bastante útil para a correta escrita. Neste artigo veremos quais eles são, e veremos ainda a divisão da gramática, cujo conhecimento é imprescindível para uma escrita da Língua Portuguesa com perfeição.

4 Tipos de Gramática

A Gramática da Língua Portuguesa está dividida em 4 tipos, são eles: Gramática Normativa, Gramática Descritiva, Gramática Histórica, e Gramática Comparativa. Cada um dos tipos de gramática trata de assuntos distintos, e por isso é importante saber ao que se refere cada um.

GRAMÁTICA NORMATIVA

A gramática normativa procura padronizar a língua portuguesa. Assim, é neste tipo de gramática que se estabelecem as normas de escrever e falar de forma correta.

Geralmente ela é usada pelos professores em sala de aula, e também é esta que se usa nos livros didáticos e manuais escolares.

GRAMÁTICA DESCRITIVA

Este tipo de gramática tem como objetivo descrever os fatos da língua. Ao contrário da gramática normativa, este tipo de gramática não se preocupa com o que é certo ou errado, ocupando-se apenas em investigar os fatos da língua. Aqui é enfatizada a oralidade da língua, assim como as suas variações.

GRAMÁTICA HISTÓRICA

A Gramática Histórica tem como principal objetivo o estudo da origem da língua, assim como trata a sua evolução histórica.

GRAMÁTICA COMPARATIVA

Enquanto os outros tipos de gramática se dedicam exclusivamente ao estudo de uma língua, a gramática comparativa estuda comparativamente uma família de línguas. No caso do inglês, por exemplo, estuda comparativamente as línguas germânicas, ao passo que o português se dedica ao estudo comparativo das línguas românicas.

Divisão da Gramática

Quando falamos na divisão da gramática estamos a olhar para a gramática normativa, ou seja, aquela que nos diz como escrever e falar corretamente.

Assim sendo, esta gramática divide-se em 3 partes distintas:

  • Morfologia - aqui compreende todo o sistema mórfico / sistema de formas

  • Sintaxe - este compreende o sistema sintático / de frases

  • Fonética / Fonologia - aqui foca-se o sistema fônico / de sons


É ainda de realçar que em alguns gramáticos podemos encontrar uma quarta parte que trata a Semântica. A semântica dedica-se aos significados de todos os componentes da língua.

Um estudo aprofundado da gramática normativa é crucial para o bom desempenho de um aluno na disciplina de Português, mas é crucial também para a vida profissional e social. Sem um estudo sério da gramática comprometemos a nossa imagem profissional e social. Além disso, todos os outros tipos de gramática são essenciais para a compreensão da língua que estamos estudando.

Veja Também

O que é Texto Icônico?

Aspas

Colocação pronominal

Imperativo

Uso de “Esse(a)” ou “Este(a)”

Estilística