Click EstudanteHistóriaTragédia em Santa Maria

Tragédia em Santa Maria

Autor: Click Estudante

Lido: 974 vezes

Tragédia em Santa Maria

O incêndio na Boate Kiss foi a quinta maior tragédia da história do Brasil.

No dia 27 de janeiro de 2013, um domingo aparentemente tranquilo, o Brasil acordou com uma notícia triste e chocante: um incêndio numa boate da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, matou 241 jovens, a maioria universitários.

O fato aconteceu na boate Kiss e ficou marcado como o segundo incêndio mais mortal e a quinta maior tragédia da história do Brasil. Para se ter ideia do tamanho da tragédia, o incêndio na boate Kiss superou os três maiores desastres aéreos brasileiros: o acidente com o voo 447 da Air France em 2009 (228 mortos), o voo JJ3054 da TAM em Congonhas (199 mortos) e a colisão do voo 1907 da Gol em Mato Grosso (154 mortos).


O incêndio foi causado por uma série de erros graves. Em primeiro lugar, a boate estava com uma capacidade de público bem acima do permitido, tinha alvarás de segurança vencidos e apenas uma saída de emergência. Em segundo lugar, a tragédia foi provocada por um erro grave cometido pelos músicos da Banda Gurizada Fandangueira, que se apresentava no local e utilizou um produto inflamável durante um show pirotécnico que não poderia, em hipótese alguma, ser usado em ambientes internos.

O sinalizador utilizado pelos músicos atingiu o acabemento de isolamento acústico da boate, causando o começo do incêndio. Em seguida, gases extremamente tóxicos e uma fumaça preta tomaram conta do local, dificultando a saída dos jovens. Para piorar a situação, seguranças da boate fecharam a única saída de emergência do local achando que os clientes estavam tentando deixar a boate sem pagar a comanda.

Todos esses detalhes contribuíram para que o pânico tomasse conta do lugar e para que jovens corressem para os banheiros da boate para tentar fugir do fogo. Essa situação também contribuiu para a tragédia sem precedentes, pois os banheiros eram fechados e não tinham janelas.

Nesse contexto de terror, muitos jovens morreram por intoxicação pela fumaça. Segundo relatos de sobreviventes, a fumaça preta tomou conta de todo o local em poucos minutos, antes que as pessoas pudessem perceber as chamas.

A inalação da fumaça provocou uma pneumonite química, maior causa de mortes do acidente. Essa tragédia mudou para sempre a vida na cidade gaúcha de Santa Maria e alertou as autoridades para a necessidade de fiscalização constante em boates e bares do Brasil.

Depois da tragédia, os moradores de Santa Maria passaram a receber atendimento psicossocial no Hospital Universitário da cidade. O vocalista da Banda Gurizada Fandangueira e um dos sócios da casa noturna foram presos.

Comentários

Sugestões de Artigos

Tragédia em Santa Maria
Tragédia em Santa Maria

No dia 27 de janeiro de 2013, um domingo aparentem...

Formações litorâneas
Formações litorâneas

As formações litorâneas do Brasil são bastante div...

Crustáceos
Crustáceos

A movimentação desses seres variam conforme seu pr...

Hooligans
Hooligans

Em sua maioria, os Hooligans são jovens e de nível...

Ótica Geométrica
Ótica Geométrica

A ótica geométrica é utilizada para explicar o fen...

Aerodinâmica
Aerodinâmica

Hoje, a aerodinâmica é uma ciência específica, de ...

Curiosidades sobre os Papas
Curiosidades sobre os Papas

No momento em que o Papa Bento XVI renunciou ao se...

Conheça o Protocolo de Kyoto
Conheça o Protocolo de Kyoto

Um tratado internacional feito para reduzir os gas...

Princípios Metafísicos
Princípios Metafísicos

Os princípios metafísicos seguem uma ordem univers...

Comidas típicas do nordeste
Comidas típicas do nordeste

A herança africana vem do uso de muito temperos, a...

Ufólogo
Ufólogo

A ufologia é a ciência que apresenta interesse em ...

Escalas Termométricas
Escalas Termométricas

Essas escalas são para registrar o quanto está que...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |