Click EstudanteAtualidadesTudo sobre as drogas

Tudo sobre as drogas

Autor: Click Estudante

Lido: 1632 vezes

Tudo sobre as drogas

Toda substância natural ou artificial que mude as funções normais de nosso organismo são consideradas drogas, ou também como são conhecidas, narcóticos ou entorpecentes, nomes mais utilizados nos noticiários. A maioria das drogas são provenientes das plantas, como por exemplo, a maconha (Cannabis sativa) e o Ópio (flor da Papoula). Também existem as drogas sintéticas, estas são produzidas em laboratórios, como por exemplo: Ecstasy e o LSD, muito famoso na década de sessenta/setenta.

As drogas podem causar dependência química ou psicológica e, em determinados caso, pode levar até mesmo à morte, nos casos de overdose. Atualmente existem exames conhecidos como exames toxicológicos que podem detectar a presença de qualquer tipo de droga no organismo, este exame é muito utilizado em desportistas e atletas olímpicos para evitar o famoso dopping.

A distribuição e vendas de drogas é feita pelos traficantes que, com o auxilio de vendedores, levam o produto a todos os dependentes químicos que necessitem da droga. Devido a essa problemática e o crescimento considerável de jovens com problemas com drogas, muitos hospitais começaram a se dedicar em clinicas de reabilitação para se livrar do uso, felizmente, muitas pessoas se viram livres das drogas devido a sua força de vontade e também a esses profissionais, contudo, vale lembrar que uma das primeiras barreiras a serem vencidas é a abstinência.


Abaixo, segue uma relação com as drogas mais comercializadas e difundidas:



Naturais:



Maconha: como mencionado acima, provém da Cannabis sativa, claro, no caso da maconha, existem outros agentes químicos que são inseridos para potencializar seus efeitos, era comumente utilizada pelas tribos indígenas em seus rituais. O Skunk e o Haxixe são variações desta droga, com um teor de THC bem superior.

Ópio: é uma droga extremamente viciante que provém da flor da papoula, pode causar sonolência, náuseas e vômitos. A heroína é proveniente desta droga, como também a morfina que vale lembrar é um anestésico muito utilizado em hospitais para casos graves.

Cogumelos Alucinógenos: existem alguns tipos de cogumelos que podem causar alucinações, famoso no chá de cogumelo, utilizado pelos Hippies na década de sessenta.

DMT – Dimetiltriptamina: Esse tipo de droga age diretamente no sistema nervoso central e é comumente utilizada em rituais religiosos.

Psilocibina: Essa droga provém dos cogumelos e dos fungos e também causam alucinações, contudo, cientistas tem utilizado os princípios ativos no combate contra a enxaqueca.

Sintéticas:



Anfetaminas: uma droga estimulante muito utilizada por caminhoneiros que acaba expulsando o sono e os deixando despertos durante muitas horas.

Ectasy: essa droga é altamente alucinógena e é muito utilizada em baladas, causa ansiedade, náuseas entre outros efeitos colaterais.

LSD: alucinógeno fortíssimo que causa dependência psicológica.

Barbitúricos: este é um poderoso sedativo que causa dependência em seus usuários.

Metanfetamina: durante muito tempo foi utilizada em terapias em determinados países, mas depois de suas conseqüências devastadoras, foram banidas.

Semi-sintéticas



Heroína: uma droga altamente viciante que causa envelhecimento precoce e quando passa o efeito, causa forte depressão.

Morfina: droga utilizada para aliviar fortes dores, comum em hospitais.

Cocaína: a cocaína provém das folhas de coca, é altamente viciante e destrói o organismo de seu usuário, causando perda de inteligência, ansiedade e etc. O Crack é uma variação dessa droga que é encontrada em pedras. A cocaína é cheirada e o Crack, por ser uma pedra, é fumado.

Merla e Oxi: são drogas derivadas da pasta de coca.

Vale lembrar que, droga não é apenas tudo que altera nosso estado de consciência, o cigarro não altera, mas causa terríveis danos ao organismo, portanto, podemos dizer que, drogas é tudo aquilo que altera nosso estado psíquico ou físico, a bebida alcoólica é uma droga licitas que além de causar alteração da consciência, pode arrastar muitas pessoas para a morte, prova disso são as leis que condenam motoristas que causam acidentes embriagados.

Comentários

Sugestões de Artigos

Tudo sobre as drogas
Tudo sobre as drogas

Também existem as drogas sintéticas, estas são pro...

Vacina da Dengue
Vacina da Dengue

A empresa francesa Sanofi Pasteur criou uma vacina...

O capitalismo no mundo
O capitalismo no mundo

O capitalismo teve inicio na Europa com o nascimen...

Unicamp
Unicamp

A Unicamp – Universidade de Campinas, é uma instit...

Transpiração Vegetal
Transpiração Vegetal

Se caso queira fazer uma experiência, é necessário...

O que é Mitologia Grega?
O que é Mitologia Grega?

Mitologia Grega é um dos mitos mais contados e imp...

Lei de Lenz
Lei de Lenz

A lei de Lenz foi criada em 1834 pelo físico russo...

Aristóteles e a razão
Aristóteles e a razão

Aristóteles era o discípulo de Platão, que sempre ...

Literatura de Catequese
Literatura de Catequese

Esse tipo de literatura vigorou durante todo o per...

Adam Smith
Adam Smith

Adam Smith nascido na Escócia se ingressou na Univ...

Energia nuclear
Energia nuclear

A energia nuclear é alvo de polêmicas em todo o mu...

Raios Ultravioleta
Raios Ultravioleta

Conheça um pouco mais sobre os benéficos, porém te...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |