Tudo sobre as drogas

Tudo sobre as drogas

Toda substância natural ou artificial que mude as funções normais de nosso organismo são consideradas drogas, ou também como são conhecidas, narcóticos ou entorpecentes, nomes mais utilizados nos noticiários. A maioria das drogas são provenientes das plantas, como por exemplo, a maconha (Cannabis sativa) e o Ópio (flor da Papoula). Também existem as drogas sintéticas, estas são produzidas em laboratórios, como por exemplo: Ecstasy e o LSD, muito famoso na década de sessenta/setenta.

As drogas podem causar dependência química ou psicológica e, em determinados caso, pode levar até mesmo à morte, nos casos de overdose. Atualmente existem exames conhecidos como exames toxicológicos que podem detectar a presença de qualquer tipo de droga no organismo, este exame é muito utilizado em desportistas e atletas olímpicos para evitar o famoso dopping.

A distribuição e vendas de drogas é feita pelos traficantes que, com o auxilio de vendedores, levam o produto a todos os dependentes químicos que necessitem da droga. Devido a essa problemática e o crescimento considerável de jovens com problemas com drogas, muitos hospitais começaram a se dedicar em clinicas de reabilitação para se livrar do uso, felizmente, muitas pessoas se viram livres das drogas devido a sua força de vontade e também a esses profissionais, contudo, vale lembrar que uma das primeiras barreiras a serem vencidas é a abstinência. O Brasil possui mais de 30 milhões de pessoas com algum problema de dependência química, hoje em dia existem muitas clínicas de reabilitação espalhadas pelo país, uma que se destaca é a clinica de reabilitação em João Pessoa, com um ótimo trabalho de inclusão do dependente químico de volta a sociedade!

Abaixo, segue uma relação com as drogas mais comercializadas e difundidas:

Naturais:

Maconha: como mencionado acima, provém da Cannabis sativa, claro, no caso da maconha, existem outros agentes químicos que são inseridos para potencializar seus efeitos, era comumente utilizada pelas tribos indígenas em seus rituais. O Skunk e o Haxixe são variações desta droga, com um teor de THC bem superior.

Ópio: é uma droga extremamente viciante que provém da flor da papoula, pode causar sonolência, náuseas e vômitos. A heroína é proveniente desta droga, como também a morfina que vale lembrar é um anestésico muito utilizado em hospitais para casos graves.

Cogumelos Alucinógenos: existem alguns tipos de cogumelos que podem causar alucinações, famoso no chá de cogumelo, utilizado pelos Hippies na década de sessenta.

DMT – Dimetiltriptamina: Esse tipo de droga age diretamente no sistema nervoso central e é comumente utilizada em rituais religiosos.

Psilocibina: Essa droga provém dos cogumelos e dos fungos e também causam alucinações, contudo, cientistas tem utilizado os princípios ativos no combate contra a enxaqueca.

Sintéticas:

Anfetaminas: uma droga estimulante muito utilizada por caminhoneiros que acaba expulsando o sono e os deixando despertos durante muitas horas.

Ectasy: essa droga é altamente alucinógena e é muito utilizada em baladas, causa ansiedade, náuseas entre outros efeitos colaterais.

LSD: alucinógeno fortíssimo que causa dependência psicológica.

Barbitúricos: este é um poderoso sedativo que causa dependência em seus usuários.

Metanfetamina: durante muito tempo foi utilizada em terapias em determinados países, mas depois de suas conseqüências devastadoras, foram banidas.

Semi-sintéticas

Heroína: uma droga altamente viciante que causa envelhecimento precoce e quando passa o efeito, causa forte depressão.

Morfina: droga utilizada para aliviar fortes dores, comum em hospitais.

Cocaína: a cocaína provém das folhas de coca, é altamente viciante e destrói o organismo de seu usuário, causando perda de inteligência, ansiedade e etc. O Crack é uma variação dessa droga que é encontrada em pedras. A cocaína é cheirada e o Crack, por ser uma pedra, é fumado.

Merla e Oxi: são drogas derivadas da pasta de coca.

Vale lembrar que, droga não é apenas tudo que altera nosso estado de consciência, o cigarro não altera, mas causa terríveis danos ao organismo, portanto, podemos dizer que, drogas é tudo aquilo que altera nosso estado psíquico ou físico, a bebida alcoólica é uma droga licitas que além de causar alteração da consciência, pode arrastar muitas pessoas para a morte, prova disso são as leis que condenam motoristas que causam acidentes embriagados.

Deixe um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *