UFMA - Universidade Federal do Maranhão

A UFMA - Universidade Federal do Maranhão, foi criada em 1953.

O ex-presidente do Brasil, José Sarney, estudou na UFMA. Conheça essa importante universidade!

A UFMA - Universidade Federal do Maranhão, foi criada em 1953, a partir de sua antiga Faculdade de Filosofia de São Luís do Maranhão. Em 1961, a instituição foi reconhecida como Universidade livre pela União e passou a se chamar Universidade do Maranhão. Nessa fase, a universidade contava com a Faculdade de Filosofia, a Escola de Enfermagem de São Francisco de Assis, a Escola de Serviço Social e a Faculdade de Ciências Médicas.

Em seguida, a Universidade do Maranhão agregou a Faculdade de Direito, a Escola de Farmácia e Odontologia e a Faculdade de Ciências Econômicas. Em 14 de novembro de 1972, foi inaugurada a primeira unidade do Campus do Bacanga.

Hoje, a UFMA é uma das instituições de ensino mais importantes do Maranhão e tem contribuído intensamente para o desenvolvimento do Estado. A universidade oferece cursos de graduação e pós-graduação.

Os principais cursos estão concentrados nas unidades de Ciências agrárias e ambiental, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências exatas e tecnológicas, Ciências humanas e Ciências sociais. O destaque fica para os cursos de Medicina, Odontologia, Química, Nutrição, Oceanografia, Engenharias, Agronomia e Ciências Econômicas.

Um ilustre ex-aluno da Universidade do Maranhão é o político José Sarney, ex-presidente da República e ex-governador do Estado do Maranhão.

O campus da UFMA fica na Av. dos Portugueses, s/n - Bacanga, em São Luís – MA. O telefone para contato é o (98) 3301-8221.

Veja Também


UFG – Universidade Federal de Goiás

UFRGS

UFAM – Universidade Federal do Amazonas

UnB

Melhores faculdades de engenharia civil do Brasil

UFC – Universidade Federal do Ceará