UFRJ

A UFRJ é a Universidade Federal do Rio de Janeiro, criada em 7 de setembro de 1920.

A UFRJ foi a primeira instituição oficial de ensino superior do Brasil.

A UFRJ é a Universidade Federal do Rio de Janeiro, criada em 7 de setembro de 1920. A instituição passou por várias mudanças ao longo de sua história. Ela foi reorganizada em 1937, quando passou a se chamar Universidade do Brasil, mas em 1965, recebeu o nome atual: Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Na verdade, essa universidade se formou a partir da junção da Faculdade de Medicina, da Escola Politécnica e da Faculdade de Direito. Depois, vieram os novos cursos e deparmentos.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro era bastante elitista em seus primeiros anos de existência. Apenas em 1937, a universidade ganha uma nova estrutura e passa a se chamar Universidade do Brasil.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro é a maior universidade federal do país e conta com centros de excelência no ensino e na pesquisa. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRJ como a melhor universidade federal brasileira.

Esta foi a primeira instituição oficial de ensino superior do Brasil. Hoje, ela oferece 157 cursos de graduação e 580 de pós-graduação. Além disso, a UFRJ possui e administra sete museus, nove unidades hospitalares, laboratórios e 43 bibliotecas.

A universidade está localizada na cidade do Rio de Janeiro, mas tem atuação em outros dez municípios. Os principais campi são: campus da Praia Vermelha e a Cidade Universitária.

Entre os ex-alunos da UFRJ temos: os economistas Carlos Lessa e Mário Henrique Simonsen; o ministro Marco Aurélio Mello; o arquiteto Oscar Niemeyer; os escritores Clarice Lispector, Jorge Amado e Vinicius de Moraes; e os médicos sanitaristas Carlos Chagas, Osvaldo Cruz e Vital Brazil.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro fica na Av. Pedro Calmon, 550 – na Cidade Universitária Rio de Janeiro - RJ, 21941-901. O telefone para contato é o (21) 2598-9600.

Veja Também

UFAC – Universidade Federal do Acre

UFAL – Universidade Federal de Alagoas

Melhores Faculdades Federais do Brasil

UnB

UFAM – Universidade Federal do Amazonas

UFMA – Universidade Federal do Maranhão