Você está aqui: Click Estudante » História » Universidades da Idade Média

Universidades da Idade Média

Por Click Estudante - Publicado em 04/08/2012

As universidades da Idade Média eram espaços destinados à burguesia e à nobreza, mas nem todos os ricos e nobres se interessavam por esse ambiente de intelectualidade.

Foi no século XIII, que o desenvolvimento das cidades da Europa passou a estimular a vida intelectual. As primeiras universidades surgiram em Bolonha, Oxford e Paris, com administração da igreja e apoio dos senhores feudais.

Os primeiros cursos oferecidos eram Medicina, Direito, Teologia e Filosofia. Nobres de toda a Europa mandavam seus filhos para cursarem a universidade, formando uma elite intelectual.

Na Idade Média, o método de ensino era chamado escolástico, no qual havia debates entre alunos e professores, mas sem que houvessse questionamento do saber dos autores e dos mestres.

As universidades medievais também contavam com um tipo de associação de professores e alunos e as aulas eram ministradas em latim.

Links relacionados:  idade média |   burguesia |   nobreza |   Europa |   Bolonha |   Oxford |   Paris |   igreja | 

Sugestões para história:

A história do Rio Tietê

A história do Rio Tietê As águas eram tão limpas e navegáveis que os bandeirantes no século XVIII o utilizaram como rota.

Categoria:
Matéria escolar lida 262 vezes

Reunificação da Alemanha

Reunificação da Alemanha Desde o final de 1942 os alemães vinham perdendo territórios no norte da África, porém mantinha o controle sobre a Europa ocidental.

Categoria:
Matéria escolar lida 221 vezes

Conflito Árabe-Israelense

Conflito Árabe-Israelense Há décadas, judeus e árabes reivindicam direitos sobre a região da Palestina.

Categoria:
Matéria escolar lida 343 vezes

Matrizes Culturais do Brasil

Matrizes Culturais do Brasil Diz-se de matrizes culturais do Brasil a formação cultural de sua população que ocorreu através da miscigenação de vários grupos étnicos.

Categoria:
Matéria escolar lida 292 vezes