Xamanismo

O xamanismo é uma filosofia que busca o reencontro com a natureza e a sabedoria interior.

O xamanismo é uma filosofia que busca o reencontro com a natureza e a sabedoria interior.

A filosofia do xamanismo é uma das mais antigas do mundo. Nesse pensamento acredita-se que o homem deve se reencontrar com os ensinamentos da natureza e com seu mundo interior.

O xamanismo é visto como um conjunto de ensinamentos milenares que surgiu com tribos indígenas e que foram preservadas até os dias de hoje. Esses ensinamentos têm como base a observação da natureza, como o Sol, a Lua, a terra, a água, o fogo e o ar.

Os praticantes dessa filosofia de vida são chamados de xamãs. Eles são capazes de manter plena harmonia com a natureza, numa integração total dos corpos físico, mental, emocional e espiritual.

No xamanismo é comum a utilização de ervas, rituais, jornadas xamanícas, contato com natureza e seres espirituais, além de danças e movimentos corporais. Nessa prática também é observada a realização de cirurgias espirituais e técnicas de cura e purificação do corpo.

O principal objetivo do xamanismo é buscar uma conexão, ou um reencontro, do ser com sua sabedoria interior e espiritual. Na América do Norte, o xamanismo foi praticado pelos índios Cherokees, Lakotas, Apaches e Navajos.

Veja Também


Princípios Metafísicos

Tradicionalismo

O que é o tempo?

O que é o espaço?

Dogmatismo

Aristóteles e a razão