Xisto Betuminoso

O nome é um pouco estranho, mas o xisto betuminoso nada mais é do que uma rocha que possui características de carvão e petróleo.

O xisto betuminoso é um tipo de rocha sedimentar com características de carvão e petróleo.

O nome é um pouco estranho, mas o xisto betuminoso nada mais é do que uma rocha que possui características de carvão e petróleo. O Brasil possui uma grande reserva de xisto betuminoso.

Para explicar melhor a composição dessa rocha sedimentar precisamos entender como ela se forma: o xisto é uma camada de rocha que se forma sob temperaturas e pressões elevadas. Ela contém matéria orgânica em seu meio mineral.

O xisto é bastante cobiçado pelos países por ser uma fonte energética não renovável. Essa rocha é encontrada na natureza em duas formas: o xisto betuminoso e o xisto pirobetuminoso. Veja:

Xisto Betuminoso – são hidrocarbonetos encontrados em rochas sedimentares. O betume (matéria orgânica) fica disseminado em seu meio de forma fluída e pode ser extraído.

Xisto Pirobetuminoso – formado por querogênio (matéria orgânica), que é transformado em betume. Nesse caso, a matéria orgânica é sólida e deve ser obtido por meio do aquecimento da rocha.

Os países utilizam o xisto para extrair óleo refinado, que é idêntico ao petróleo. Esse combustível é muito valorizado.

Os Estados Unidos possuem hoje a maior reserva mundial de xisto. Em seguida, os países que contam com mais reservas dessa rocha são: Brasil, Estônia, China e Rússia.

No Brasil, a Petrobras possui uma Superintendência Industrial de Xisto (SIX) que processa diariamente cerca de 7.800 toneladas de xisto betuminoso. O principal depósito brasileiro de xisto fica no Paraná.

A exploração de xisto é extremamente agressiva para o meio ambiente e pode resultar na poluição hídrica, na emissão de gases poluentes e na combustão espontânea dos resíduos. Além disso, o processo de exploração desse recurso é considerado caro e de pouco retorno.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Pangeia, o super continente

Acidificação

Qual o vulcão mais ativo do mundo?

Planeta Vênus

Globalização

Divisão territorial em Cuba