Camadas da atmosfera

Camadas da atmosfera

A atmosfera apresenta cinco camadas com características distintas.

As camadas da atmosfera são compostas por vários gases, como argônio, hélio, dióxido de carbono, ozônio, vapor de água, nitrogênio e oxigênio. A atmosfera é responsável pela manutenção da vida na Terra, pois garante aos seres humanos a proteção necessária contra os raios ultravioletas.

A atmosfera é dividida em camadas, que são classificadas a partir de critérios específicos, como a composição do ar, a distância da Terra e sua função primordial.

Podemos dizer que a atmosfera é dividida em homosfera, região que apresenta uma composição sem grandes variações; a heterosfera, região que apresenta grandes quantidades de hélio e hidrogênio; e a exosfera, a camada rarefeita.

No entanto, a classificação mais conhecida e empregada das camadas atmosféricas leva em conta a variação de temperatura. Nesse caso, temos cinco camadas distintas, como podemos observar abaixo:

Troposfera – Camada da atmosfera onde os seres humanos vivem e respiram. Ela se estende do nível do mar até 12 km de altura e apresenta os fenômenos climáticos, como chuvas, formação de nuvens e relâmpagos. As temperaturas nesta camada variam de 40°C até –60°C.

Estratosfera – Camada que vai do fim da troposfera (12 km) até os 50 km de altura. Nesta camada encontramos a chamada Camada de Ozônio, proteção natural do planeta contra os raios solares. As temperaturas variam de –5°C a –70°C.

Mesosfera – Camada que vai do final da estratosfera até os 80 km de altura. A temperatura varia entre –10°C até –100°C . Não apresenta gases ou nuvens.

Termosfera – Camada que vai do final da mesosfera até os 500 km de altura. Nela encontramos o oxigênio atômico, gás que absorve a energia solar. As temperaturas podem atingir os 1.000°C.

Exosfera – Camada que vem antes do espaço sideral. Vai do final da termosfera até os 800 km de altura. As temperaturas podem atingir 1.000°C. Apresenta gás hélio e hidrogênio. É nessa camada que ficam os satélites de transmissão e os telescópios espaciais.

Deixe um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *