Império sassânida

A influência cultural proporcionada pela sassânida foi bem grande atravessou fronteiras e invadiu a Europa, África e Índia.

Pouco sabemos sobre história e nem imaginamos o quanto ela influencia a nossa vida cotidiana. Um fato histórico muito importante é o surgimento do Império Sassânida, que até hoje é lembrado por sua arte e seu desenvolvimento marcante.

O Império Sassânida foi o último Império Persa pré-islâmico. Fundado por Artaxes I, foi um dos impérios mais fortes junto com o Império Romano, por mais de 400 anos.

Em sua existência dominou o território que hoje fica localizado o Iraque, Irã, Afegasnitão, Síria (parte leste), Armênia, Geórgia, Daguestão, Azerbaijão, Turquia, Golfo Pérsico, Baluquistão e Ásia Central.

Mapa do Império Sassânida


Mapa do Império Sassânida

O período sassânida é um importante dado histórico, pois faz parte da história da Pérsia e do Irã, ele também foi o último império iraniano antes dos muçulmanos conquistarem o território e adotarem o islamismo, como religião, para toda a população.

A influência cultural proporcionada pela sassânida foi bem grande atravessou fronteiras e invadiu a Europa, África e Índia. Eles ficaram conhecidos por suas artes, um estilo de pintura típica foi criado por Mani e os ricos do império decoravam suas mansões com heróis iranianos pintados à mão. A arte em tecidos também era bastante valorizada, rendas, brocados, tapetes e sedas, marcavam esse estilo e eram feitos com extremo cuidado, alguns desses tecidos cobriam santos em épocas de batalhas e os que ainda restam até hoje, são sem dúvida os mais caros que existem no mundo.

Foi na época de sassânida que começou a se desenvolver a arte com esmalte, que mais tarde se espalhou para outras culturas e continentes. Ainda hoje podemos encontrar as peças de cerâmica e metal expostas em Hermitage, no Museu Britânico e em Nova York, no Metropolitan Museum of Art. Como eles eram um império rico outro material muito explorado era o ouro, que servia para enfeitar móveis, peças e livros.

Veja Também

Folclore em outros países

Feminismo no Brasil

Reunificação da Alemanha

Os países envolvidos na segunda guerra mundial

Coronelismo

TNP – Tratado de Não Proliferação Nuclear