O que é MDC?

Fatoração é o termo usado na álgebra para designar a decomposição que se faz de cada um dos elementos que integram um produto.

A matemática ainda é a matéria que mais vemos notas baixas, suas grandes regras e problemas confundem qualquer pessoa, e não são todas as pessoas que possuem facilidade e entendimento para a resolução dos mesmos.

Existem regras matemáticas que para serem seguidas precisam de outras regras, formando assim um entrelaçamento, um bom exemplo disso é o MMC (Mínimo Múltiplo Comum) que precisa do MDC (Máximo Divisor Comum) para ser resolvido.

Mas afinal, o que é o MDC?


O Máximo Divisor Comum é o maior divisor comum entre 2 ou mais números. Confira o exemplo:

Qual o MDC dos números (120, 980)?


Solução:
120 = 2 · 2 · 2 · 3 · 5

980 = 2 · 2 · 5 · 7 · 7

Os divisores comuns são 2, 2 e 5. Portanto o MDC é (120, 980) = 2 · 2 · 5 = 20

Tanto o MMC quanto o MDC podem ser calculados através da fatoração.

Segundo o Wikipédia: “Fatoração é o termo usado na álgebra para designar a decomposição que se faz de cada um dos elementos que integram um produto, ou seja, o resultado de uma multiplicação.”

O jeito mais básico e comum de trabalhar com a fatoração colocar os fatores comuns em evidência: ax + bx = x(a + b)

Então para fazer a fatoração basta dividir os números por seus divisores comuns e depois multiplicar os divisores, assim você obtém o MDC (Máximo Divisor Comum).

Então assim como o MDC e MMC, também precisamos entrelaçar a fatoração para a resolução dos problemas e cálculos matemáticos. E infelizmente ou felizmente, essa matéria nos persegue na escola, na faculdade e por toda a nossa vida adulta, então nunca é tarde para aprender. E sua aliada nessa missão pode ser a internet e seus milhões de sites sobre esse tema.

Veja Também


Teorema Binomial

Álgebra

Lógica Matemática

Números Irracionais

Arcos e Cordas

Circunferência