O que é MMC?

Aprenda o que significa e como usar o MMC.

Se existe uma matéria que deixa todos que cabelo em pé é a matemática, seus números, multiplicação, divisão, aritmética, adição, subtração e regras confundem nossa cabeça, mas ela é essencial e a usamos para tudo durante nossa vida. Entre essas regras está o MMC (Mínimo Múltiplo Comum), o menor múltiplo comum de dois ou mais números, diferente de zero, é chamado de mínimo múltiplo comum.

Confira um exemplo de Mínimo Múltiplo Comum:


Encontre o MMC de (10, 12, 15).

Solução:

10: {10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, ... }

12: {12, 24, 36, 48, 60, 72, 84, .... }

15: {15, 30, 45, 60, 75, 90, ...}

Portanto, MMC de (10, 12, 15) = 60

É comum encontrarmos o MMC em questões e problemas matemáticos, e nem sempre é pedido de apenas dois ou três números, então se prepare para calcular o Mínimo Múltiplo Comum.

E essa regrinha simples deve ser sempre seguida, veja a ordem que o MMC deve ser resolvido:

1 - Liste os múltiplos dos números pedidos (10, 12, 15);

2. Verifique os múltiplos em comum dos 3 números;

3. Escolha o menor (mínimo) deles que eles possuem em comum.

Vale lembrar que só existe MMC em números naturais, isso quer dizer que somente os números positivos, depois do zero, possuem um Mínimo Múltiplo Comum. Números negativos não possuem.

Na internet podemos facilmente encontrar algumas fórmulas de calcular o MMC mais facilmente, como ele é usado em vários tipos de frações fica mais difícil se forem muitos números, mas para que as fórmulas funcionem você precisa saber mais sobre o MDC (máximo Divisor Comum).

Tudo isso pode parecer muito complicado, mas lembre-se que alunos da sexta série já estudam esse conteúdo, obviamente com o tempo vamos esquecendo o conteúdo aprendido mas se crianças de 12 anos aprendem, você também consegue.

Veja Também

Fatoração de expressão algébrica

Teorema Fermat

Adição

Ângulo

O que é MDC?

Números Irracionais