Silvio Santos

Silvio Santos

Senor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos, é um carioca, nascido em 12 de dezembro de 1930 no bairro da Lapa. Filho de judeus chamados Alberto Abravanel e Rebeca Abravanel, Silvio começou a trabalhar aos quatorze anos vendendo capas de plástico para título de eleitor e canetas-tinteiro num camelô do Rio.

A capacidade de mesclar números de mágica e diversões, somados a uma boa lábia para as vendas, fez com que Silvio Santos se tornasse conhecido e alcançasse sucesso nos negócios.

Numa ocasião, um guarda municipal apreendeu as mercadorias de Silvio Santos, mas reconheceu o talento do jovem no trato com as pessoas e sua ótima voz. Foi aí que Silvio Santos começou a escreveu seu destino.

O guarda lhe deu um cartão para uma entrevista na Rádio Continental, que possuía estúdios na cidade de Niterói, onde logo conseguiu um trabalho.

Já na rádio, os produtores acharam o nome Senor Abravanel muito complicado para o público e Silvio passou a usar o nome artístico Silvio Abravanel, para depois mudá-lo novamente para Silvio Santos.

Por viajar muito para Niterói e para a Ilha de Paquetá, Silvio Santos começou a se empreender em negócios na barca que transportava os passageiros. Primeiro ele lançou uma rádio na barca e depois resolveu abrir um bar na embarcação.

O negócio deu tão certo que Silvio passou a ser um dos maiores vendedores de uma grande cervejaria de São Paulo.

Em São Paulo, Silvio começou a trabalhar em circos, apresentando espetáculos e sorteios em caravanas de artistas.

Logo passou à televisão, adaptando o formato dos shows, espetáculos e sorteios que fazia no circo. Seu primeiro programa era chamado Vamos Brincar de Forca, que estreou em 1962 na TV Paulista.

Em 1964, passou a comandar seu programa aos domingos, das 12 às 14h e nunca mais saiu da televisão.

Ao longo dos anos, Silvio adquiriu o Baú da Felicidade, empresa que vendia baús de presentes de Natal para crianças e que, depois foi transformada numa empresa de venda de carnês e sorteios.

Quando a TV Paulista foi incorporada à Rede Globo, Silvio seguiu pagando aluguel pelo seu horário dominical. Ele sempre alcançou ótimos resultados financeiros.

No início dos anos 1970, Boni e Walter Clark, diretores da Rede Globo, começaram a achar que o programa de Silvio Santos destoava da grade de programação da emissora, mas ainda assim ele permaneceu na Globo por mais alguns anos.

Em 1976, Silvio começou a comprar horários na Rede Tupi. E, finalmente, em 22 de outubro de 1975, o presidente Ernesto Geisel assinou o decreto 76.488, outorgando a Silvio Santos o canal 11 do Rio de Janeiro.

Depois da falência da Rede Tupi, em 1980, o Programa Silvio Santos foi transferido para a Rede Record, mas o sonho do apresentador era ter uma rede nacional de televisão para si.

Em 1981, Silvio Santos obteve a licença para operar o canal 4 de São Paulo, que se tornou a TVS da capital paulista. A partir das emissoras do Rio e de São Paulo, começou a surgiu o SBT.

A rede se expandiu rapidamente através de afiliações, e a marca SBT passou a ser usada em toda a rede no final dos anos de 1980.

A partir daí, Silvio Santos continuou traçando uma trajetória ascendente de sucesso. E, hoje, ele é tido como um dos mais consagrados ícones da televisão brasileira.

Deixe um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *