Click EstudanteArtesArte da Grécia Antiga

Arte da Grécia Antiga

Autor: Click Estudante

Lido: 5137 vezes

Arte da Grécia Antiga

A arte é uma manifestação cultural. Na Grécia antiga, a arte foi representada desde a Idade do Ferro até o final do Século I a.C.. A arte grega começou sua maturidade no período arcaico, que se prolongou até 475 a.C. O último período artístico da Grécia foi conhecido como Fase Clássica, que se estendeu até 323 a.C.

A arquitetura grega é extremamente característica. As plantas das casas apresentavam uma sala central rodeada de colunas. Depois de construções com madeiras, cascalhos e tijolos de barro, os templos foram feitos com pedras. Posterior a essas construções, veio a arquitetura formada por trílito, que são dois pilares de apoio e um elemento horizontal de fecho. A arquitetura praticamente não variava entre as regiões gregas. Os projetos eram formados por uma construção retangular, colunas de pórtico e entabalamento de rebate. O centro do templo era fechado e separado para a estátua do Deus. Na arte grega foram desenvolvidos três sistemas formais: a ordem dórica, a jônica e a coríntia. Cada uma delas tinha sua característica própria de design.

A música grega já tinha se formado desde os tempos Homéricos. O acompanhamento das poesias era feito com a lira, kithara, instrumentos de sopro, percussão, cordas e até mesmo um instrumento movido à água, que se chamava hydraulis. A musica era associada ao universo dos deuses e estava presente em todos os públicos da sociedade grega. Sua formação era monódica e vocal e dependia da poesia para se desenvolver. Sua composição era tetracorde.

Nas artes plásticas os gregos foram extremamente sábios. O Estado patrocinava a arte, e por isso ela era pública e exposta em praças, fontes e templos. As esculturas gregas retrataram homens e cavalos e foram feitas de bronze sólido. As primeiras estátuas foram feitas de pedra e também retratavam o homem. Nesse período, que contemplava a “fase arcaica”, o escultor representava de forma superficial os músculos e a feição. Posteriormente, os escultores se aprofundaram no conhecimento do corpo e foram elaborando nas esculturas a sua proporção. São poucas as esculturas gregas que sobreviveram ao tempo. A maioria é composta de réplicas.

A pintura grega se perdeu com o tempo. Os especialistas em artes pouco podem afirmar suas características com segurança. Houve produção nesse período, como desenhos estampados em vasos e outros objetos, e até mesmo alguns artistas ficaram consagrados com seu trabalho na pintura, como Polignoto, Zeuxis e Apeles. A pintura grega também foi utilizada para a decoração de estátuas e da arquitetura.

Extremamente rica, a arte grega serviu como base para a consolidação da arte na Europa Ocidental.

Comentários

Sugestões de Artigos

Arte da Grécia Antiga
Arte da Grécia Antiga

Encontre todos os tipos de manifestações artistíca...

Guerra dos Sipaios
Guerra dos Sipaios

A Guerra dos Sipaios aconteceu na Índia por motivo...

Tabela periódica
Tabela periódica

Tenha acesso a tabela periódica colorida e preto e...

A ciência no século XIX
A ciência no século XIX

Muitas descobertas e avanços foram registrados no ...

Formações litorâneas
Formações litorâneas

As formações litorâneas do Brasil são bastante div...

Anomalias genéticas humanas
Anomalias genéticas humanas

Anomalias genéticas são doenças causadas em genes ...

Principais placas tectônicas
Principais placas tectônicas

As Placas Tectônicas, também chamadas de Placas Li...

Ar Rarefeito
Ar Rarefeito

O ar rarefeito é encontrado normalmente em grandes...

Benjamin Constant
Benjamin Constant

Benjamin Constant Botelho de Magalhães nasceu no d...

Consequências da cabanagem
Consequências da cabanagem

A cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu ...

Propriedade dos combustíveis
Propriedade dos combustíveis

A gasolina é a mais fundida entre a população mund...

Guerra de Tróia
Guerra de Tróia

A guerra foi um conflito bélico histórico que acon...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |