Click EstudanteArtesArte da Grécia Antiga

Arte da Grécia Antiga

Autor: Click Estudante

Lido: 4936 vezes

Arte da Grécia Antiga

A arte é uma manifestação cultural. Na Grécia antiga, a arte foi representada desde a Idade do Ferro até o final do Século I a.C.. A arte grega começou sua maturidade no período arcaico, que se prolongou até 475 a.C. O último período artístico da Grécia foi conhecido como Fase Clássica, que se estendeu até 323 a.C.

A arquitetura grega é extremamente característica. As plantas das casas apresentavam uma sala central rodeada de colunas. Depois de construções com madeiras, cascalhos e tijolos de barro, os templos foram feitos com pedras. Posterior a essas construções, veio a arquitetura formada por trílito, que são dois pilares de apoio e um elemento horizontal de fecho. A arquitetura praticamente não variava entre as regiões gregas. Os projetos eram formados por uma construção retangular, colunas de pórtico e entabalamento de rebate. O centro do templo era fechado e separado para a estátua do Deus. Na arte grega foram desenvolvidos três sistemas formais: a ordem dórica, a jônica e a coríntia. Cada uma delas tinha sua característica própria de design.

A música grega já tinha se formado desde os tempos Homéricos. O acompanhamento das poesias era feito com a lira, kithara, instrumentos de sopro, percussão, cordas e até mesmo um instrumento movido à água, que se chamava hydraulis. A musica era associada ao universo dos deuses e estava presente em todos os públicos da sociedade grega. Sua formação era monódica e vocal e dependia da poesia para se desenvolver. Sua composição era tetracorde.

Nas artes plásticas os gregos foram extremamente sábios. O Estado patrocinava a arte, e por isso ela era pública e exposta em praças, fontes e templos. As esculturas gregas retrataram homens e cavalos e foram feitas de bronze sólido. As primeiras estátuas foram feitas de pedra e também retratavam o homem. Nesse período, que contemplava a “fase arcaica”, o escultor representava de forma superficial os músculos e a feição. Posteriormente, os escultores se aprofundaram no conhecimento do corpo e foram elaborando nas esculturas a sua proporção. São poucas as esculturas gregas que sobreviveram ao tempo. A maioria é composta de réplicas.

A pintura grega se perdeu com o tempo. Os especialistas em artes pouco podem afirmar suas características com segurança. Houve produção nesse período, como desenhos estampados em vasos e outros objetos, e até mesmo alguns artistas ficaram consagrados com seu trabalho na pintura, como Polignoto, Zeuxis e Apeles. A pintura grega também foi utilizada para a decoração de estátuas e da arquitetura.

Extremamente rica, a arte grega serviu como base para a consolidação da arte na Europa Ocidental.

Comentários

Sugestões de Artigos

Arte da Grécia Antiga
Arte da Grécia Antiga

Encontre todos os tipos de manifestações artistíca...

O Realismo no Brasil
O Realismo no Brasil

O Realismo foi um movimento literário que surgiu n...

Ator
Ator

Os atores podem trabalhar na mídia, no teatro, cin...

Origem da Língua Inglesa
Origem da Língua Inglesa

O inglês que conhecemos hoje sofreu muitas alteraç...

Ouro
Ouro

Ouro é um elemento químico com o número atômico 79...

O que é DNA?
O que é DNA?

A famosa estrutura de dupla hélice no DNA foi desc...

Tráfico Negreiro
Tráfico Negreiro

O Tráfico Negreiro aconteceu durante a expansão ma...

O teatro de Gil Vicente
O teatro de Gil Vicente

Conheça as obras desse importante dramaturgo!...

Programa mais médicos
Programa mais médicos

O Programa Mais Médicos foi lançado em julho de 20...

A chegada dos espanhóis
A chegada dos espanhóis

Os imigrantes espanhóis chegaram ao Brasil por vol...

Origem da palavra filosofia
Origem da palavra filosofia

A filosofia pode ser entendida como buscar a sabed...

Advogado
Advogado

Os advogados podem se especializar em processo de ...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |