Click EstudanteArtesArte da Grécia Antiga

Arte da Grécia Antiga

Autor: Click Estudante

Lido: 4605 vezes

Arte da Grécia Antiga

A arte é uma manifestação cultural. Na Grécia antiga, a arte foi representada desde a Idade do Ferro até o final do Século I a.C.. A arte grega começou sua maturidade no período arcaico, que se prolongou até 475 a.C. O último período artístico da Grécia foi conhecido como Fase Clássica, que se estendeu até 323 a.C.

A arquitetura grega é extremamente característica. As plantas das casas apresentavam uma sala central rodeada de colunas. Depois de construções com madeiras, cascalhos e tijolos de barro, os templos foram feitos com pedras. Posterior a essas construções, veio a arquitetura formada por trílito, que são dois pilares de apoio e um elemento horizontal de fecho. A arquitetura praticamente não variava entre as regiões gregas. Os projetos eram formados por uma construção retangular, colunas de pórtico e entabalamento de rebate. O centro do templo era fechado e separado para a estátua do Deus. Na arte grega foram desenvolvidos três sistemas formais: a ordem dórica, a jônica e a coríntia. Cada uma delas tinha sua característica própria de design.

A música grega já tinha se formado desde os tempos Homéricos. O acompanhamento das poesias era feito com a lira, kithara, instrumentos de sopro, percussão, cordas e até mesmo um instrumento movido à água, que se chamava hydraulis. A musica era associada ao universo dos deuses e estava presente em todos os públicos da sociedade grega. Sua formação era monódica e vocal e dependia da poesia para se desenvolver. Sua composição era tetracorde.

Nas artes plásticas os gregos foram extremamente sábios. O Estado patrocinava a arte, e por isso ela era pública e exposta em praças, fontes e templos. As esculturas gregas retrataram homens e cavalos e foram feitas de bronze sólido. As primeiras estátuas foram feitas de pedra e também retratavam o homem. Nesse período, que contemplava a “fase arcaica”, o escultor representava de forma superficial os músculos e a feição. Posteriormente, os escultores se aprofundaram no conhecimento do corpo e foram elaborando nas esculturas a sua proporção. São poucas as esculturas gregas que sobreviveram ao tempo. A maioria é composta de réplicas.

A pintura grega se perdeu com o tempo. Os especialistas em artes pouco podem afirmar suas características com segurança. Houve produção nesse período, como desenhos estampados em vasos e outros objetos, e até mesmo alguns artistas ficaram consagrados com seu trabalho na pintura, como Polignoto, Zeuxis e Apeles. A pintura grega também foi utilizada para a decoração de estátuas e da arquitetura.

Extremamente rica, a arte grega serviu como base para a consolidação da arte na Europa Ocidental.

Comentários

Sugestões de Artigos

Arte da Grécia Antiga
Arte da Grécia Antiga

Encontre todos os tipos de manifestações artistíca...

O que é Reestruturação Produtiva?
O que é Reestruturação Produtiva?

O conceito de Reestruturação Produtiva está muito ...

Mercúrio
Mercúrio

Mercúrio é um elemento químico com o número atômic...

A ciência no século XIX
A ciência no século XIX

Muitas descobertas e avanços foram registrados no ...

Médico
Médico

Os médicos podem atuar como clínico geral, ou pode...

Física Térmica
Física Térmica

Nesses estudos, a energia, sua transferência e as ...

Aerodinâmica
Aerodinâmica

Hoje, a aerodinâmica é uma ciência específica, de ...

Tenentismo
Tenentismo

O tenentismo foi um movimento político que acontec...

O que é liberdade?
O que é liberdade?

Liberdade é o conjunto de direitos de cada indivíd...

O fim da primeira guerra mundial
O fim da primeira guerra mundial

O fim da primeira guerra mundial tem relação com o...

Fatoração de expressão algébrica
Fatoração de expressão algébrica

Na matemática, o conceito de fatorar está relacion...

Anomalias genéticas humanas
Anomalias genéticas humanas

Anomalias genéticas são doenças causadas em genes ...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |