Assuntos mais abordados em sala de aula

Trazer para a discussão assuntos importantes e polêmicos pode gerar o interesse e a curiosidade necessárias para formar alunos participativos e críticos.

Entre os assuntos mais abordados em sala de aula temos a cidadania e o empreendedorismo.

Num mundo de mídias sociais e facilidade de acesso a diversos tipos de conteúdos na internet, os professores têm que se adaptar e se reciclar para prender a atenção dos estudantes em sala de aula. Trazer para a discussão assuntos importantes e polêmicos pode gerar o interesse e a curiosidade necessárias para formar alunos participativos e críticos.

Nesse contexto, a liberdade de expressão e de pensamento aparecem como protagonistas da pedagogia moderna. Hoje, o conhecimento é focado na troca de informações no ambiente escolar.

Atualmente, entre os assuntos mais abordados em sala de aula, a cidadania tem lugar de destaque. O objetivo é ensinar os estudantes a agirem de forma correta, pensando nas consequências de seus atos.

Os professores também têm levantado em sala de aula questões como sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, preservação do meio ambiente, respeito na vida cotidiana, valorização da pluralidade cultural e política social.

Os valores humanos também devem ser estimulados no contexto escolar. Fomentar discussões sobre tolerância, solidariedade, e respeito às diversidades, também ajuda a formar cidadãos melhores.

Outros temas importantes no ambiente escolar são o protagonismo juvenil e o empreendedorismo. Nesse contexto devem ser inseridos a educação financeira e o mercado de trabalho.

Veja Também

Reeleição de Dilma Rousseff

Democracia no mundo árabe

O papel do Brasil no mundo

Olimpíadas no Brasil

Programa Educa Mais Brasil 2018 – vagas inscrições e mais

Renúncia do Papa Bento XVI