Como foi o governo Lula?

Os dois mandatos como presidente de Luiz Inácio Lula da Silva foram marcados por grandes avanços e também por grandes escândalos.

Lula governou o Brasil por dois mandatos consecutivos e alcançou grande aprovação popular.

Os dois mandatos como presidente de Luiz Inácio Lula da Silva foram marcados por grandes avanços e também por grandes escândalos. Lula foi o primeiro operário, sem curso superior, a tornar-se presidente do Brasil. O político participou ativamente da fundação do PT – o Partido dos Trabalhadores, e foi candidato em várias eleições até conseguir, finalmente, vencer em 2002 e subir a rampa do Palácio do Planalto como presidente da república.

Lula tornou-se presidente do Brasil em 2002, após derrotar nas urnas o candidato do PSDB, José Serra, conseguindo mais de 58 milhões de votos. Ele foi reeleito em 2006, derrotando o também tucano, Geraldo Alckmin.

A posse para o primeiro mandato aconteceu em 1º de janeiro de 2003, quando Lula e seu vice, José de Alencar, assumiram formalmente o poder. Desde o primeiro dia de governo, Lula pautou-se pela promoção da igualdade social e pela estabilidade da economia brasileira.

O primeiro mandato foi marcado pela diminuição, em cerca de 168 bilhões de reais, da dívida externa brasileira, e pela criação de políticas públicas para a erradicação da pobreza. Os principais programas criados no governo Lula foram: Bolsa Família, Programação de Erradicação do Trabalho Infantil, Programa Universidade para todos – Prouni, Programa Luz para todos, Brasil Alfabetizado e Programa de Aceleração do Crescimento.

O Bolsa Família, instituído em 2004, foi a medida mais forte e também a mais polêmica. O programa de transferência de renda recebeu críticas de adversários políticos, que taxaram o governo Lula de assistencialista. No entanto, este programa foi considerado o mais importante de seu governo, beneficiando cerca de 11 bilhões de famílias.

Apesar de ter deixado o poder com uma das maiores aprovações populares da história e de ter conseguido eleger sua candidata Dilma Rousseff para a presidência, Lula ainda enfrenta acusações por causas das várias crises que marcaram seu governo, como as denúncias de esquemas de corrupção, entre elas o mensalão e o escândalo dos Correios.

De uma forma geral, os cientistas políticos destacam que o governo Lula foi positivo nos seguintes pontos:

1 – Aumentou a renda dos mais pobres por meio de programas como o Bolsa Família, retirando 20 milhões de pessoas da miséria.

2 – Conseguiu manter a inflação abaixo de 5%.

3 – Zerou as dívidas do Brasil com o FMI – Fundo Monetário Internacional.

Veja Também

Conflito Árabe-Israelense

Revolta da Vacina

Era Vargas

O Brasil antes do descobrimento

União Ibérica

Haciendas