Leis do eletromagnetismo

Maxwell quem inventou as teorias do eletromagnetismo, seus estudos e outros estudos mundias explicam a relação entre a eletricidade e o magnetismo.

Eletromagnetismo é o conjunto de teorias de Maxwell e de outros estudos mundiais que explica a relação existente entre a eletricidade e o magnetismo.



Em 1831, Faraday descobriu o fenômeno da indução eletromagnética, que seria a base para a descoberta do eletromagnetismo. A partir daí, foi possível construir aparelhos que funcionam por meio da indução eletromagnética.



No estudo do eletromagnetismo as correntes elétricas fazem surgir um campo magnético ao redor do fio condutor de eletricidade. O estudo dessa área é amplo e complexo.



A lei do eletromagnetismo também é conhecida como lei de Faraday-Neumann-Lenz, ou lei da indução eletromagnética. Os efeitos dessa lei da produção de corrente elétrica em um circuito colocado sob efeito de um campo magnético variável ou por um circuito em movimento em um campo magnético constante, são a base do funcionamento dos alternadores, dínamos e transformadores.



A lei é composta por descobertas da indução de Faraday, elaborada por Michael Faraday em 1831, a lei de Faraday-Lenz que enuncia que a força eletromotriz que é induzida em um circuito elétrico é igual à variação do fluxo magnético do circuito, que teve a contribuição de Heinrich Lenz, e pelo modelo matemático elaborado por Franz Ernst Neumann em 1845 que trata da força eletromotriz.

Veja Também


Lei de Coulomb

Vulcanização

Leis do eletromagnetismo

Ótica Geométrica

Energia Eólica

O que é Matéria Escura?