Metabolismo energético

O Metabolismo é constituído por todas as reações químicas do organismo, incluindo as transformações energéticas.

O Metabolismo é constituído por todas as reações químicas do organismo, incluindo as transformações energéticas e o desenvolvimento e reprodução celular.

Nas reações do metabolismo existem gasto de energia, que pode ser compensado com a absorção de energia externa. O processo envolve dois tipos de reação: endergônica ou endotérmica.

A liberação da energia presente em moléculas orgânicas se dá por meio da oxidação aeróbica. A energia gerada pelo metabolismo é utilizada pelo organismo.

As enzimas são essenciais para a geração da energia que nosso corpo precisa para realizar suas atividades e para manter suas funções vitais.

As reações metabólicas do corpo são classificadas em reações de síntese e reações de degradação. Nas reações de síntese, as moléculas simples se unem formando moléculas mais complexas. E nas reações de degradação as moléculas mais complexas são quebradas formando moléculas mais simples.

A glicose é uma das moléculas. Ela pode armazenar energia potencial e liberar a anergia durante a respiração celular, na forma de CO2.

O Metabolismo energético é aquele que coordena as calorias do corpo, pelo ganho e o gasto de energia. Bons hábitos alimentares podem acelerar o ritmo metabólico do organismo.

Veja Também


Floresta Amazônica

Descoberta da Penicilina

Suor

Cérebro

Sistema nervoso

O que é vida ou não vida?