Click EstudanteTecnologiaO futuro da Robótica

O futuro da Robótica

Autor: Click Estudante

Lido: 2492 vezes

O futuro da Robótica

Se pudéssemos voltar no tempo para contar para nossos avôs sobre os avanços da tecnologia, com certeza, de duas uma, ou diriam que estamos lendo muito sobre ficção científica ou, recomendariam um exorcismo urgentemente com risco de sermos atirados nas fogueiras dos hereges. Pode parecer exagero, contudo, se formos fazer um comparativo, veremos que tal realidade, tirando o fato de ser jogado na fogueira, é realmente bem possível.

E o mais interessante de tudo é lembrar que a tecnologia realmente começou com segundas intenções, vamos ver a internet, por exemplo, algo que ninguém consegue se ver sem nesta nova era tecnológica, a ferramenta é tão importante e indispensável que acabou invadindo os aparelhos celulares. Hoje é simples acessar o Google ou atualizar seus status nas redes sociais até mesmo reinando dentro de seu banheiro. E olha que a internet começou com fins bélicos.

Realmente, muitos autores de ficção científica são considerados visionários devido alguns acertos referente aos avanços da tecnologia, claro, em alguns se fala sobre viagens pelo espaço e etc, contudo, não devemos esquecer que isso não é algo tão remoto assim, ainda mais nos dias de hoje, quanto drones levam são utilizados para levar celulares para dentro de presídios entre outras atividades.


Outro fato importante e, ao mesmo tempo triste, é aquele filme em que o saudoso Robin Willians trabalha, no qual é um robô querendo se tornar humano, uma espécie de Pinóquio de metal e olha que no filme ele consegue mudar completamente seu corpo, utilizando órgãos fabricados em laboratório, algo que vem sendo estudado nos dias de hoje.

Falar sobre o futuro da robótica é algo muito complicado, pois é completamente imprevisível, enquanto lê esse texto, existem cientistas descobrindo novas maneiras de inovar, recriar, melhorar e etc. Algo realmente digno de romances pós-apocalipticos, pois o futuro da Terra atualmente é uma enorme e circunstancial incógnita. Os mais negativos poderão dizer que o resultado de tudo isso será uma espécie de Matrix, mas para saber, só vivendo para ver e, mesmo assim, muitos de nós não viveremos tanto, a não ser que, descubram rapidamente uma maneira de transcendermos até mesmo a morte.

Mas, pesquisando sobre o assunto, encontramos algumas possibilidades de um futuro não muito distante, algo em que os cientistas de agora trabalham, vamos conhecer?

Imortalidade – Quem não gostaria de viver para sempre? Em um mundo perfeito, sem doenças, sem crimes e etc e tal? Acredito que todos gostariam de ficar mais tempo neste plano, mesmo sendo algo contra a natureza, mas, temos que levar em consideração que para a humanidade, não há limite, nem o céu é o limite nos dias de hoje. Existem estudos que visam uma maior faixa etária de vida, com a utilização de órgãos fabricados e também com as recombinações de DNA. Cérebros cibernéticos, corações artificiais são alguns dos órgãos que andam sendo estudados.

Robôs – Hoje em dia a ciência mergulha no mundo na robótica, levando em consideração a possibilidade de um futuro não muito distante, as guerras serem travadas por robôs em vez de nós, seres humanos, algo aparentemente bom, contudo, até essas máquinas decidirem se voltar contra seus criadores, ou vocês acham que elas respeitarão as leis da robótica inventadas por Isaac Asimov?

Destruição total do meio ambiente – Em um mundo de máquinas que não depende do ar para viverem, o que impediria de destruir o restante? Alguns estudiosos temem que isso se torne uma realidade, pois chegará um momento que tudo que importará para todos é apenas a ascensão de um império e o declínio do mais fraco, como a lei dos animais por exemplo, mas infelizmente, será a humanidade que estará correndo a frente do caçador.

Índice alarmante de desemprego – Com robôs mais capacitados na execução de trabalhos, para que manter um funcionário de carne e osso, que chega na empresa sem dizer bom dia depois de uma noite que as coisas não correram tão bem quanto queria? Isso sem mencionar no Ticket Alimentação alto, nos salários altos, nas paradinhas para o cigarro e etc. Um robô não precisa se alimentar, faz o que você manda e apesar de suas engrenagens ficarem um pouco enferrujadas, mesmo assim lhe dará bom dia, pois está dentro de suas diretrizes comportamentais.

Ser ou não ser, eis a questão – Alguns aficionados pelo assunto acreditam que até mesmo a humanidade perderá seu posto para os avanços da robótica, em vista que, alguns humanos poderão acoplar a sua estrutura natural peças de alta tecnologia, tornando-se assim cyborgs altamente capacitados para os devidos fins que lhe foram designados. E, querendo ou não, por mais perfeitas que as máquinas possam se tornar, elas jamais terão a capacidade que nos é única, a de encontrar a saída em qualquer situação.

Tirando isso, a realidade de nosso futuro pode ser bem mais complicada do que prazerosa, mas, para termos certeza, como dito algumas linhas acima, precisaremos viver para ver.

Comentários

Sugestões de Artigos

O futuro da Robótica
O futuro da Robótica

A realidade de nosso futuro pode ser bem mais com...

Cisma do Oriente
Cisma do Oriente

O ápice desse movimento aconteceu em 1054....

Marechal Deodoro da Fonseca
Marechal Deodoro da Fonseca

Depois de deixar a presidência, Deodoro da Fonseca...

Ouro
Ouro

Ouro é um elemento químico com o número atômico 79...

Análise da obra Macunaíma
Análise da obra Macunaíma

Macunaíma é um dos livros clássicos da literatura ...

Os países envolvidos na primeira guerra mundial
Os países envolvidos na primeira guerra

O Estados Unidos começou tarde na primeira guerra ...

Abolicionismo
Abolicionismo

Em 13 de Maio de 1888 a escravidão foi extinta no ...

O Brasil Holandês
O Brasil Holandês

O Brasil Holandês vigorou durante invasões holande...

A poesia parnasiana no Brasil
A poesia parnasiana no Brasil

A poesia parnasiana chegou ao Brasil numa época de...

Estilística
Estilística

A linguagem escrita nos dá diversos recursos para ...

Como foi o governo de Fernando Henrique?
Como foi o governo de Fernando Henrique?

O governo de Fernando Henrique Cardoso foi marcado...

Infraestrutura do Brasil para Olimpíadas
Infraestrutura do Brasil para Olimpíadas

O governo brasileiro prepara a cidade do Rio de Ja...

© 2016 - Click Estudante - Pesquisas e Trabalhos Escolares |