O papel do Brasil no mundo

Os avanços sociais e econômicos do Brasil levaram o país a desenvolver uma imagem positiva no exterior.

O Brasil tem alcançado um protagonismo internacional nos últimos anos. Entenda a situação do país no cenário mundial!

O Brasil alcançou um papel de destaque no mundo nos últimos dez anos. A nação é uma das mais importantes dentro do bloco dos países emergentes e tem dado muitas demonstrações de força econômica e social.

O Brasil melhorou economicamente, conseguiu reduzir a desigualdade social e tirou milhões de pessoas da extrema pobreza desde o governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) 2013, a previsão é de que o Brasil, juntamente com China e Índia, responda por 40% da riqueza global em 2050.

O destaque do Brasil como emergente também possibilitou que o país conseguisse eleger o diplomata Roberto Azevêdo para o posto de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio. Esse fato demonstra que o país tem uma boa reputação internacional, pois essa é a primeira vez na história que um latino-americano alcança o posto máximo da organização.

Outro ponto de destaque para o Brasil diz respeito a sua influência no cenário internacional. Os avanços sociais e econômicos do Brasil levaram o país a desenvolver uma imagem positiva no exterior.

A ONU também tem destacado o papel do Brasil na diminuição do índice de pobreza mundial. A nação foi elogiada por ter elevado seus índices de educação e por ter aumentado o salário mínimo nos últimos anos.

Dessa forma, o Brasil vem garantindo sua inserção soberana no mundo e tem alcançado um protagonismo na América do Sul.

Veja Também


Cursos Online Gratuitos

27 de Novembro – Dia do Combate ao Câncer

O drama do resgate dos mineiros no Chile

20 de Novembro – Dia da Consciência Negra

Como escolher o melhor candidato político?

Reino Unido saiu da União Européia