O que foi o golpe militar no Brasil?

Golpe militar foi a instauração de um regime onde entregava o comando do país aos militares. Esse golpe foi aplicado em 1964, sobre o presidente João Goulart.

Golpe militar foi a instauração de um regime onde entregava o comando do país aos militares. Esse golpe foi aplicado em 1964, sobre o presidente João Goulart.
Nos meados de 1964, o Brasil encontrava-se em uma situação instável, onde o custo de vida era relevantemente alto. As pessoas demonstravam sua indignação, pois acreditavam que o presidente levava o país ao comunismo.
O general militar Castello Branco, discursava de forma bela, transmitindo total confiança para a população de um futuro democrático ao país. Feito isso, tornou-se oficialmente o presidente da República por decisão do Congresso Nacional. Entretanto, Castello Branco mostrou-se um homem de palavra duvidosa quando mostrava através de decisões que o seu governo não passava de um governo de autoritarismo, que privou a população da liberdade de expressão, censurou meios de comunicação, artistas e músicos, além de tudo, ainda suspendeu a democracia e tornou o governo dono da opinião pública. Os golpes militares podem ser consideravelmente pacíficos quando a população não se mostra contrariada.

Mais tarde em 31 de março de 2004, os Estados Unidos juntamente com a CIA tornou a conhecimento público que ajudaram os militares na retirada de João Goulart do poder, pois tinha relações com o governo comunista de Cuba, e também por Goulart ter limitado a retirada de Petróleo do país.

Após o golpe, João Goulart encontrava-se diante de uma situação onde teve que fugir para o Rio Grande do Sul, os militares tomaram as maiores cidades brasileiras. O principal argumento que fez com que os jornais e grande parte das pessoas apoiassem o golpe, foi dizer que João Goulart estaria levando o país para um governo igual ao de Cuba e da China, um governo que seria inimigo dos Estados Unidos, pois se tratava de um país capitalista que lutava para combater de forma definitiva o Comunismo. O que era conveniente aos Estados Unidos também seria para o Brasil, sendo os Estados Unidos um dos maiores compradores da exportação de suco de laranja realizado no Brasil.

Veja Também

A Balaiada

Comunismo

Rodovia Transamazônica

O que foi a revolução industrial?

Carnaval no mundo

Mulher da Idade Média