Petróleo no Brasil

A descoberta do Pré-sal brasileiro abriu uma grande oportunidade de expansão para a produção de petróleo no país.

A descoberta do Pré-sal brasileiro abriu uma grande oportunidade de expansão para a produção de petróleo no país. Já acredita-se que o mercado de petróleo e gás será um dos que mais empregarão trabalhadores em poucos anos e o povo brasileiro, atento a essa tendência, já começa a procurar a qualificação profissional para suprir às demandas desse mercado.

No entanto, a história do petróleo no Brasil já é antiga, sendo que os primeiros relatos do recurso natural no país são datados da época do Brasil Império.

Foi o Marquês de Olinda quem cedeu o direito a José Barros de Pimentel para realizar a extração de betume nas margens do rio Marau, na Bahia. Depois disso, algumas tentativas de extrair petróleo foram feitas no Brasil até as primeiras décadas do século XX.

Mas foi apenas em 1930 que o engenheiro agrônomo Manoel Inácio de Basto realizou testes e experimentos que atestavam a existência de petróleo.

Em 1932, o engenheiro conseguiu entregar ao presidente Getúlio Vargas um laudo técnico que atestava a existência do recurso.

Em 1938, o governo brasileiro criou o CNP – Conselho Nacional do Petróleo, que lançou as diretrizes para a exploração do recurso e determinou que o petróleo pertencesse à União.

Em 1941, o governo brasileiro anunciou a implantação do campo de exploração petrolífera de Candeias, na Bahia. E, finalmente, em 1953 foi criada a empresa estatal “Petróleo Brasileiro S.A.”, a Petrobrás.

Desde então, a Petrobrás não parou de encontrar petróleo em águas profundas no Brasil. Em 1974, a estatal divulgou a descoberta dos poços da Bacia de Campos, a maior reserva de petróleo do Brasil, até então.

Hoje, empresas privadas podem participar da exploração petrolífera no Brasil e o país se tornou autossuficiente na produção de petróleo.

A grande revolução da indústria petrolífera brasileira se deu em 2007, com a descoberta da camada pré-sal.

Veja Também

Ásia

Buraco Negro

Cartografia

Lixo (Problemas e Soluções)

Mata dos Cocais

Como funcionam os terremotos