Sistema cardiovascular

Esse sistema é responsável pela circulação sanguínea e pelas contrações rítmicas do coração.

O sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório, é composto por uma rede de tubos que liga e comunica todas as partes do corpo humano. Esse sistema é responsável pela circulação sanguínea e pelas contrações rítmicas do coração.

O sistema cardiovascular atua ainda no transporte de gases até os pulmões, eliminação de dióxido de carbono do corpo, liga os tecidos do corpo, transporta nutrientes para os tecidos, transporta resíduos metabólicos, hormônios, calor, anticorpos e células, entre outras finalidades.

O sistema cardiovascular é formado pelo sangue, o coração, as artérias, os capilares e os vasos sanguíneos. Esse sistema permite que o sangue possa atingir as células corporais e realizar trocas de materiais com elas. O coração desempenha papel importante nesse sistema, pois age como bomba que possibilita a circulação do sangue.

O corpo humano tem aproximadamente 100 mil quilômetros de vasos sanguíneos.

Conheça alguns conceitos sobre o Sistema Cardiovascular:

Artérias - são os vasos pelos quais o sangue sai do coração.

Veias - são os vasos que trazem o sangue para o coração.

Capilares - são vasos que apresentam apenas uma camada de células. São responsáveis pelas trocas de gases e nutrientes entre o sangue e o corpo.

O sistema circulatório pode ser dividido em dois segmentos: circulação pulmonar e circulação sistêmica.

1 - A circulação pulmonar começa no tronco da artéria pulmonar, segue pelos ramos das artérias pulmonares, arteríolas pulmonares e capilares. Nesse processo, o sangue venoso, com alta concentração de gás carbônico, se transforma em sangue arterial, rico em oxigênio. Nessa circulação, o sangue chega ao átrio esquerdo do coração.

2 - A circulação sistêmica transporta o sangue oxigenado do coração para o resto do corpo e leva o sangue de volta para o coração.

Veja Também

Reparo tecidual

Atmosfera

Qual a duração das plantas?

Ecossistemas Brasileiros

Citoplasma

Descoberta da Penicilina