Como fazer uma boa redação

Temos algumas dicas sobre como fazer uma boa redação. Confira estes passos sobre como fazer uma boa redação.

Um dos constituintes mais importantes na classificação para concursos é precisamente a redação. E é esta também uma das áreas onde mais os candidatos falham.  Por isso mesmo temos algumas dicas sobre como fazer uma boa redação. 

Como fazer uma boa redação: dicas importantes

Seguindo apenas alguns passos básicos conseguimos ter uma redação mais clara, consistente, e com conteúdo relevante.  Confira estes passos sobre como fazer uma boa redação.

Simplicidade pode jogar a seu favor

Uma redação não é nenhuma candidatura ao prêmio Nobel da literatura, por isso deve sempre optar por usar vocabulário conhecido, mas que seja adequado. Da mesma forma, faça preferência de frases curtas e concisas, mas com argumentação clara e seguindo uma lógica de raciocínio.

Exponha os argumentos com clareza

É muito importante que exponha todos os seus argumentos de forma clara. Nunca tome nada como um dado adquirido. Ou seja, nunca deixe nada subentendido por pensar que o leitor já sabe do que está falando. Deve ter sempre em mente que está expondo a sua opinião e o seu  ponto de vista, por isso esclareça todos os pontos de vista.

Seja objetivo

Não estamos escrevendo nenhum romance, por isso devemos dizer o máximo usando um mínimo de palavras. Seja direto e não ande às voltas com o mesmo assunto. Outro segredo de como fazer uma boa redação passa por não usar muitas palavras com o intuito de ter um maior número de palavras. Use somente as necessárias para esclarecer o tópico em questão.

Mantenha uma linha de raciocínio

Todo o texto deverá seguir uma estrutura coerente, de forma a manter a sua unidade.  Por isso, por muito longo que seja o texto, deverá manter a coerência do início ao fim.

Seja coerente

É muito importante que mantenha a coerência em todas as partes do texto.  Pense no texto como um todo, e não como partes soltas.  Siga uma ordem de ideias para que elas formem uma unidade.

Tenha uma ordem cronológica

Embora não seja a forma mais criativa de fazer uma redação, sempre dá certo.  O objetivo é seguir de uma ideia mais abrangente, geral, para outra mais focada, particular.

Escolha palavras que chamem à atenção

Dar ênfase ao assunto enriquece o texto.  Para isso deverá usar palavras fortes, que tenham um significado forte também. Estas deverão prevalecer especialmente na introdução, de forma a cativar a leitura.  Esta técnica deverá ser usada também nos trechos que quer dar particular atenção.

Agora que sabe como fazer uma boa redação, está na hora de treinar muito.  Lembre-se que a prática leva à perfeição.

Veja Também

Como passar no concurso público?

Dicas para planejar uma Dissertação

Crônica

Segredos para uma boa redação

5 maiores erros para a avaliação de uma redação

Como fazer uma boa redação

ESTRUTURA DAS PALAVRAS